A prefeitura de Coxim lança força-tarefa contra o Mosquito Aedes Aegypti transmissor da dengue, da Febre Chikungunya e Zika Vírus (causador de microcefalia), o início do combate será a partir de quinta-feira (10), com o apoio de soldados do 47º Batalhão de Infantaria.
À frente dos trabalhos estão as Gerências de Controle de Vetores, Vigilância Epidemiológica e Vigilância Sanitária, juntamente com servidores das Secretarias Municipais de Saúde, de Obras, Sanesul e a empresa responsável por limpeza do município ZAP.
Serão realizados serviços de limpeza de terreno baldio, roçada e retirada de criadouros (latas, pneus, garrafas, lonas, etc), onde a principal meta é retirada de criadouros do Aedes Aegypti. Os primeiros bairros que receberão o mutirão de combate ao mosquito começa na Vila São Paulo, Santa Adelaide, Mendes Mourão, Santo André e Primeiro de Maio.
De acordo com de Controle de Vetores a ação do Fumacê já está circulando nestes bairros, e posteriormente estará atuando na Vila Bela, Jorge Ritt, Senhor Divino, Jardim Europa, Pequi I e II.
De acordo com o gerente de Vigilância em Saúde, Saimon Cândido, os militares recebem capacitação para atuarem em situação epidemiológica, além de controle mecânico e destruição de focos do mosquito. Nossas equipes já estão na rua o 47 BI vem como reforço para combater esse mosquito que a cada ano tem se proliferado dentro dos lares. Hoje 80% dos focos são dentro as residências. Por isso, além de todo trabalho de limpeza e retirada dos criadouros estamos trabalhando com a conscientização da população, pois cada um é responsável pelo seu imóvel, pontuou.
Segundo o coordenador Marcílio Centurion da Gerência de Controle de Vetores, os agentes já estão trabalhando nos bairro Piracema e no Silviolândia. Os trabalhos já foram iniciados, estamos retirando todo local que pode servir de criadouro e já fizemos a borrifação do inseticida nesses dois bairros. Com o reforço da parceria montada pela Prefeitura de Coxim com o apoio da população não haverá surto de dengue, nem de nenhuma outra doença causada pela picada do mosquito Aedes Aegypti.
O secretário municipal de Saúde, Rogério Souto não há nenhum caso confirmado em Coxim, apenas notificações estão sendo feitas e cada caso sendo examinado para que não haja um alarde desnecessário entre a população. Porém quero deixar claro, não estamos enfrentando nenhum surto de Dengue, Febre Chikungunya ou Zika Vírus. Mas, precisamos da parceria da população para que casos como o que estão ocorrendo no Brasil não cheguem a Coxim.
O prefeito Aluizio São José agradece a colaboração de todos os parceiros e conclama a população para cada um fazer a sua parte. Temos que trabalhar juntos, o poder público já está atuando na prevenção, mas a responsabilidade de retirar os entulhos e possíveis criadouros do mosquito é de cada morador. Juntos podemos evitar uma epidemia e estamos trabalhando para isso. Portanto peço, assim que um agente, ou soldado do 47º BI bater a sua porta deixe-os entrar para que a limpeza seja feita, finalizou.
Vale lembrar que a Vigilância Sanitária estará notificando os imóveis com focos identificados do mosquito. Àqueles que forem reincidentes poderão sofrer multa conforme estabelece a Lei nº 1665/2014, com valores que chegam a R$ 11.000,00.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.