Com aproximadamente 17 mil atendimentos desde 2013 até hoje, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU 192) de Coxim comemorou nesta quinta-feira (2 de abril) sete anos de implantação no município.
O SAMU 192 é um serviço público gratuito de transporte pré-hospitalar de urgência e emergência que preza pela agilidade e segurança dos pacientes. O serviço é acionado por meio de ligação telefônica ao número 192. Somente no ano passado foram mais de 1.700 atendimentos.
O coordenador do SMU 192 de Coxim, Denilson Moreira, explica que a equipe da viatura do SAMU é composta por um condutor socorrista e um técnico em enfermagem: "O técnico em enfermagem da viatura faz uma triagem no atendimento, prestando o socorro necessário. Ele classifica o atendimento e encaminha o Hospital Regional de Coxim, onde o paciente será atendido de acordo com a gravidade da situação".
Denilson diz ainda que a equipe temos uma escala de 24 por 72 horas e duas viaturas com rotatividade semanal. "Temos também a SAMU Rural que é uma picape traçada para atendimento em áreas de difícil acesso. As pessoas atendidas são levadas ao Hospital Regional de Coxim".
Quando chamar o SAMU 192:
Dores no peito de aparecimento súbito;
Crises convulsivas;
Situações de intoxicação e envenenamento;
Queimaduras graves;
Acidentes de trânsito com atropelamentos;
Traumas (tórax, abdômen, crânio e fraturas);
Trabalhos de parto com risco de morte da mãe ou do bebê;
Perda de consciência (desmaio);
Queda acidental;
Sangramentos, hemorragias.
Quando chamar os Bombeiros 193:
Incêndios;
Acidentes com pessoas presas nos veículos;
Tentativas de suicídio;
Choques elétricos;
Salvamentos aquáticos;
Quedas de alturas de mais de 7 metros;
Desabamentos;
Vazamentos de gás;
Deslizamentos de terra.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.