A Secretaria de Saúde por meio da Coordenadoria de Controle de Vetores terminou a análise do Levantamento Rápido de Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa), que vistoriou 1.237 imóveis na área urbana de Coxim. Foram encontrados vários focos do mosquito transmissor, somando assim percentual de 1,6% de infestação, colocando nosso Município numa situação de médio risco para uma possível epidemia, estamos trabalhando arduamente para que isso não ocorra, mas precisamos da colaboração de todos.
É importante relatar que de todos os bairros trabalhados, estes em destaque nos chamaram muito atenção com auto índice de infestação, sendo: Santa Maria com 14,5%, Senhor Divino 2,5% e Vila Bela 2,3%. Diante desses resultados o Controle de Vetores já desencadeou ações de controle e monitoramento desses bairros, com o propósito de reduzir o índice larvário, com visita 100% nos imóveis, inspecionando tratando e destruindo possíveis criadouros e ainda orientando os moradores na prevenção destas doenças.
O Secretário de Saúde, Rogério Souto, lembrou ainda que dos focos encontrados 80% estavam em lixos domésticos e bebedouros de animais, como: latinhas, garrafas, sacolas plásticas, água do cachorro das galinhas e outros.
PREVENÇÃO: A Secretaria Municipal de Saúde por meio da Coordenação de Controle de Vetores realiza constantemente ações no combate ao mosquito transmissor e no início do verão começamos com Oficina de capacitações para Coordenador de Vetores no Município de Bonito MS onde apresentaram treinamento específico no combate a Febre CHIKUNGUNYA e Coxim marcou presença, trazendo novos conhecimentos para melhor atender a população. Supervisores de área e agentes de Endemias já receberam esta capacitação e estamos preparados para o enfrentamento desta doença, e por ser o aedes aegypti o transmissor das duas doenças dengue e febre chikungunya, o Controle de Vetores realiza constantemente trabalhos voltados na prevenção dessas doenças, como: Educação em saúde, visita domiciliar, borrifação de casos notificados, mutirões e outras. Lembramos ainda que com trabalhos de excelente qualidade apresentado por esta Coordenadoria é que conseguimos reduzir a números bastante consideráveis de casos notificados de dengue no ano de 2013 para 2014, chegando à média 92%, 2013 foram registrados 687 casos de dengue e até o Mês de outubro de 2014 apenas 47 casos notificados de dengue.
FEBRE CHIKUNGUNYA
O nome chikungunyaderiva de uma palavra em Makonde que significa aproximadamenteaqueles que se dobram, descrevendo a aparência encurvada de pacientes que sofrem deartralgia intensa.
A Febre do Chikungunya é uma arbovirose causada por um vírus do gênero Alphavirus transmitida por mosquitos do gênero Aedes, sendo Ae. aegyptie Ae. albopictusos principais vetores. Portanto a maneira de combater a doença é a mesma da dengue, evitando água parada para que os mosquitos não se reproduzam. Os sintomas são semelhantes aos da dengue como: febre alta, dores musculares e nas articulações, dor de cabeça e erupções cutânea, com a diferença de que pode persistir por mais tempo, em alguns casos até meses. O índice de letalidade da Chikungunya é menor que da dengue, podendo agrava em pacientes idosos e com alguma comorbidade.
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.