Iniciada no dia 6 de julho, a coleta seletiva domiciliar de Coxim tem alcançado resultados positivos, segundo análise do gerente municipal de Meio Ambiente, José Francisco De Paula Filho. "A adesão da população é satisfatória e pode melhorar ainda mais", resume De Paula.
O caminhão que passa tocando o hino de Coxim, Pé de Cedro, anuncia aos moradores a prestação do serviço na modalidade porta-a-porta se segunda a sexta-feira.
A campanha de comunicação realizada na fase inicial, reforçada com o apoio de adeptos e entusiastas, vem ajudando na divulgação deste novo serviço que tem contribuído com a melhoria da qualidade de vida dos coxinenses.
O serviço atende inicialmente 35% da área urbana do município, contemplando diversos bairros residenciais e boa parte do comércio. O caminhão da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Obras e Serviços Públicos passa diariamente, a partir das 7 horas, seguindo programação, coletando e descarregando na Unidade de Triagem de Resíduos (UTR).
No local de descarga, a Associação de Agentes Ambientais do Taquari, uma cooperativa de ex-catadores organizada com apoio da Prefeitura de Coxim, realiza a separação por tipo de material, prensagem e comercialização. A renda é dividida entre os associados.
Na próxima quinta-feira, 6 de agosto, o serviço completa um mês, ocasião em que serão avaliados os processos com o objetivo de melhorar cada vez mais o serviço e conscientizar mais pessoas a aderirem a essa causa.
A programação do serviço está disponível no site da Prefeitura de Coxim www.coxim.ms.gov.br no banner Coleta Seletiva.
Fotos: Eduardo Bampi
Os Ecopontos estão sendo instaladas em pontos estratégicos, com maior circulação de pessoas, e são nas cores vermelha, verde e azul, ou seja, para receber materiais plásticos, vidros e papeis ou papelão, respectivamente.
Uma força tarefa reuniu as secretarias de Obras, Assistência Social e Gestão, além da Defesa Civil e Procuradoria Jurídica, com foco na solução dos problemas encontrados.
O município de Coxim recebe nesta terça-feira (24) uma pá carregadeira do Governo do Estado através da SEMAGRO e do MAPA, a solenidade de entrega acontece no estacionamento da SEMAGRO no Parque dos Poderes a partir das 9h.
Há meses a Prefeitura Municipal de Coxim vem acompanhando e desenvolvendo propostas e medidas que visam a normalização da destinação de materiais recicláveis, uma vez que os trabalhos no local não estão sendo conduzidos pelos agentes da Associação dos Agentes Ambientais do Taquari.
O prefeito Edilson Magro participou nesta segunda-feira (21) em Dourados, da assinatura do termo de cooperação para elaboração de plano de coleta seletiva e plano de educação ambiental, celebrado entre 16 municípios, Universidade Estadual de MS e Ministério Público de MS.
O município de Coxim aumentou em 4.500% a arrecadação do ICMS ecológico, em janeiro de 2021 a arrecadação era de R$ 1.720,54, e em janeiro deste ano passou para R$ 78.631,66. A informação foi divulgada pela Secretaria de Estado de Fazenda – SEFAZ/MS.