O serviço especializado de monitoramento a casos do novo coronavírus, implantado em Coxim no dia 13 de março, já realizou 414 atendimentos até o dia 31 de março.
Do total, 13 pessoas foram encaminhadas à Atenção Primária, 3 pessoas foram encaminhados ao Hospital Regional, 343 foram encaminhados ao isolamento solidário, 55 pessoas foram orientados à assistência domiciliar.
Segundo o coordenador do serviço de Monitoramento COVID-19, enfermeiro Vandei Alves de Oliveira, todos os casos atendidos não foram confirmados para coronavírus até então.
O serviço funciona da seguinte forma: a equipe de enfermeiros, que foi capacitada em Campo Grande, pela Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde, recebe ligações da população pelo telefone 99936 5251, informando a presença de pessoas com possíveis sintomas de coronavírus.
A equipe aplica um questionário para saber do quadro de saúde da pessoa, se viajou recentemente, se esteve com pessoas que viajaram para o exterior ou em cidades aonde há casos confirmados.
O objetivo é garantir o menor risco de disseminação do coronavírus e atendimento adequado para às pessoas suspeitas de contaminação, seguindo protocolos de Saúde Pública.
Como funciona?
A pessoa que estiver com sintomas do corona vírus - febre alta, coriza, tosse seca, dor de garganta, dores no corpo e dificuldade de respiração - deve acionar o serviço.
Se a pessoa não tiver condições, alguém próximo pode fazer o contato com a equipe para informá-la.
Caso haja suspeita de contaminação, mas a pessoa não apresente sintomas, a equipe recomendará o isolamento domiciliar do paciente.
Caso a pessoa esteja com sintomas graves, será encaminhada para isolamento na unidade de referência (Hospital Regional de Coxim).
Caso não haja suspeita de coronavírus, e seja apenas gripe ou resfriado, a equipe encaminhará o paciente para a Atenção Básica de Saúde. Todos os casos continuam sendo monitorados posteriormente ao atendimento.
"Não é necessário que as pessoas com sintomas leves se dirijam ao Hospital Regional de Coxim ou às unidades de saúde para não sobrecarregar o atendimento de rotina, explica o secretário municipal de Saúde Pública", Franciel Oliveira.
Fotos: Eduardo Bampi
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.