Mais de 320 servidores municipais da Secretaria Municipal de Saúde estão recebendo kits de uniforme da administração municipal. O objetivo é identificar os servidores da pasta visando melhoria no atendimento à população.
A solenidade de entrega dos kits de uniformes ocorreu na tarde de quarta-feira (19 de setembro) na Câmara de Vereadores e contou com a presença do prefeito de Coxim, Aluizio São José, do secretário municipal de Saúde, Franciel Oliveira, do presidente da Câmara, vereador Vladimir Ferreira, e do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Silvaney Miguel Santana, entre outras autoridades.
"O uniforme facilita a identificação de nossos servidores, e é importante pois há grande movimentação de pessoas nas unidades de saúde, mesmo na parte administrativa, e especialmente aos agentes de saúde e de endemias que visitam residências e comércios orientando a população", explica o prefeito Aluizio São José.
Capacitação de agentes
Na sequência, houve uma capacitação em parceria com o Governo do Estado aos agentes comunitários e agentes de endemias para que estes, durante as visitas domiciliares de rotina, solicitem as cadernetas de vacinação dos moradores para conferência, de forma que sejam orientados a atualizar as vacinas faltantes.
"Os papais e mamães precisam se atentar ao calendário vacinal de suas crianças, em especial os bebês. Há muitas fake news circulando nas redes sociais, mas muitas doenças comuns no Brasil e no mundo deixaram de ser um problema de saúde pública por causa da vacinação massiva da população. Poliomielite, sarampo, rubéola, tétano e coqueluche são só alguns exemplos de doenças comuns no passado e que as novas gerações só ouvem falar em histórias", disse o secretário Franciel.
"Não vamos deixar que doenças já erradicadas no Brasil voltem a assombrar as nossas crianças! Lembrem-se que a saúde não é uma responsabilidade exclusiva do Ministério da Saúde, das secretarias, dos profissionais e dos médicos. É de todos nós. Mantenham o cartão de vacinas atualizado!", finalizou ele.
Relevância da classe
O presidente da Câmara, vereador Vladimir Ferreira, ressaltou o trabalho dos profissionais da saúde pública: " São inúmeras especialidades que oferecemos por meio do Serviço Único de Saúde, que exige grande número de servidores e recursos. Os serviços aumentaram e melhoraram.
Ele destacou também que há muito o que melhorar mas que a resolutividade dos casos é de 90% na rede pública, porém apenas 10% são divulgados de forma negativa nas redes sociais: "Infelizmente as pessoas não divulgam o que dá certo, apenas o que dá errado".
Vladimir disse ainda do esforço do município em reforçar o custeio do Hospital Regional, que deveria ter repasses da União e do Estado atualizados: "Estamos tirando da atenção básica para a alta e média complexidade. Isso precisa ser revisto!".
A “1ª Oficina e Treinamento em Oficinas Mecânicas, teve por objetivo orientar empresários e trabalhadores sobre a importância da segurança no ambiente de trabalho.
Para a reforma, o vereador Flávio Duarte destinou cerca de R$ 40 mil, mediante emenda impositiva.
O alerta sobre aumento de casos de Síndromes Respiratórias, se estende a todo o Estado de Mato Grosso do Sul, conforme Alerta Epidemiológico do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde.
No dia 23 de fevereiro a Secretaria Municipal de Saúde entregou novos uniformes à equipe para contribuir no atendimento e dar melhores condições de trabalho
A FESP - Fundação Estatal de Saúde do Pantanal, divulgou o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo que visa a formação de cadastro de reserva de profissionais para trabalharem no Hospital Regional Álvaro Fontoura em Coxim.
Além da vacina contra a Influenza, também estão disponíveis as demais vacinas de rotina, portanto, quem precisar atualizar o seu esquema vacinal, pode se dirigir a uma Unidade de Saúde portando os documentos pessoais.