Tem início nesta terça-feira (15), a nona edição do Festival Estudantil Temático de Trânsito - Fetran - etapa regional Norte, no anfiteatro da UEMS de Coxim, a partir das 19 horas. Coxim vai ser a primeira cidade a receber o Fetran este ano. O evento é aberto ao público e tem entrada gratuita.
O Fetran é um projeto de educação para o trânsito que utiliza as artes cênicas como ferramenta para despertar a conscientização sobre segurança no trânsito, envolvendo crianças, adolescentes e toda a comunidade escolar.
Os espetáculos teatrais são preparados por alunos de escolas das redes pública e privada de Coxim, Rio Verde e São Gabriel do Oeste, sob direção dos professores do ensino fundamental, nas categorias infantil e infanto-juvenil, e do ensino médio na categoria juvenil. Serão escolhidas uma peça em cada categoria para concorrer na etapa estadual.
Criado em 2004, o Festival é um projeto de educação para o trânsito da PRF que utiliza atividades pedagógicas e inclui transversalmente a temática trânsito no cotidiano escolar.
No Fetran, estudantes e professores produzem trabalhos com a temática Trânsito, nas modalidades: teatro, maquetes, poesias, danças, músicas, textos, mural, entre outros, valorizando a diversidade escolar e cultural. Os trabalhos são apresentados na Feira Temática de Trânsito e no Festival Temático de Trânsito com o objetivo de integrar a PRF, a escola e a sociedade.
O Festival é realizado pela PRF, em parceria com o Detran-MS, a Secretaria de Estado de Cultura e Cidadania (SECC) e Prefeituras. Nesta edição, 40 municípios sul-mato-grossenses estão inscritos, envolvendo diretamente aproximadamente 3 mil pessoas.
Fábio Sodré, inspetor e chefe do Grupo de Educação para o Trânsito da Polícia Rodoviária Federal em MS, fala da participação de Coxim nesta edição:
"Coxim está de parabéns por participar pelo 5º ano do nosso festival. Vários alunos que começaram como atores, hoje, já escrevem espetáculos, são diretores de peças e isso mostra a evolução do projeto no município, que além de trazer a concentração para o trânsito, fomenta também a cultura e fortalece os princípios de cidadania e urbanidade, que é o que nós precisamos para o nosso trânsito.
"Gostaríamos de convidar toda a comunidade coxinense para estar amanhã conosco, a partir das 19 horas, no anfiteatro da UEMS. Aguardamos todos vocês! A entrada é franca e, com certeza, vocês vão ficar encantados com o talento dessa garotada que vai trazer para a gente uma mensagem importante de transformação de comportamento no trânsito".
A audiência pública debateu o processo de relicitação da BR-163 em Mato Grosso do Sul e o futuro da rodovia, possibilitando que inscritos se posicionassem sobre o tema, defendendo seus municípios e interesses em comum.
Foi constatado até o momento, motoristas realizando o transporte de passageiros sem autorização expedida pelos órgãos competentes, além de infrações a lei municipal.
A mudança é um atendimento a comunidade escolar, que este ano estará atendendo 10 salas de aulas com aproximadamente 290 alunos.
As ruas Dom Pedro I e Olivo Khol, definitivamente, passam a ter sentido único.
Foi entregue panfletos com informações sobre a conscientização do motorista para um trânsito mais seguro e humanizado e também sobre o transporte irregular de passageiros, feito por motorista de aplicativos.
A blitz educativa tem o intuito de promover a conscientização do motorista para um trânsito mais seguro e humanizado.