Prefeitura de Coxim se mobiliza para preservar o Pé de Cedro, símbolo da cidade

Desenvolvimento Sustentável Dicas e informações Meio Ambiente Turismo

Prefeitura de Coxim informa à população que está atenta à situação do Pé de Cedro, árvore símbolo da cidade, que recentemente queda de folhas. Reconhecendo a importância cultural, histórica e ambiental do Pé de Cedro, a administração municipal está tomando medidas para garantir a saúde e a preservação da árvore.

Recentemente, a queda de suas folhas suscitou preocupações entre os moradores, temendo que a árvore, tão entrelaçada com a identidade da cidade, pudesse ter morrido.

Há cerca de um ano, a Prefeitura vem monitorando a saúde do Pé de Cedro diante dos primeiros sinais de alerta, servidores municipais foram designados a iniciar um acompanhamento cuidadoso, que logo evoluiu para uma parceria com a comunidade acadêmica visando estudos fitossanitários, porém para que se possa estabelecer um laudo técnico, tamanha a importância a árvore, será preciso realizar estudos mais aprofundados.

Com a situação do Pé de Cedro exigindo medidas rápidas, um decreto foi elaborado para estabelecer ações administrativas emergenciais. A Prefeitura ampliará um trabalhando em conjunto com órgãos executivos, legislativos, conselhos de cultura e meio ambiente, universidades e outras entidades, para desenvolver estratégias legais e científicas que assegurem a recuperação e proteção da árvore, ou que juntos tracem outras estratégias a serem tomadas.

A Prefeitura está comprometida com a preservação do Pé de Cedro e manterá a população informada sobre as medidas que estão sendo tomadas para garantir a saúde da árvore. E reafirma seu compromisso de manter viva a história de Coxim, assegurando a simbologia do Pé de Cedro permaneça como um símbolo de orgulho para todos.