Símbolos

Brasão, Bandeira e Hino Municipal

A Lei Municipal n.º 320/1975, sancionada pelo então prefeito Salviano Mendes Fontoura, dispõe sobre os símbolos nacionais.

O Brasão aplicado na bandeira representa o GOVERNO MUNICIPAL e o losango branco é contido representa a própria Cidade-Sede do Município – a cor branca é símbolo de paz, amizade, trabalho, prosperidade, pureza, religiosidade. As faixas brancas carregadas de sobre-faixas vermelhas que esquartelam a bandeira, representam a irradiação do Poder Municipal que se expande a todos os quadrantes de seu território, a cor vermelha é o símbolo da dedicação, amor-pátrio, intrepidez, coragem, valentia. Os quartéis de azul assim constituídos, representam as PROPRIEDADES RURAIS existentes no território municipal – a cor azul é símbolo de justiça, nobreza, perseverança, zelo, lealdade.

A Bandeira Municipal de Coxim, de autoria do heraldista Prof. Arcionó Antônio Peixoto de Faria, da Enciclopédia Heráldica Municipalista, será ESQUARTELADA EM CRUZ, sendo os quartéis de azul constituídos por FAIXAS – BRANCAS DE DOIS MÓDULOS DE LARGURA, CARREGADAS DE SOBRE-FAIXAS VERMELHAS DE UM MÓDULO, DISPOSTAS DUAS A DUAS NO SENTIDO HORIZONTAL E VERTICAL E QUE PARTEM DOS VÉRTICES DE UM LOSANGO BRANCO CENTRAL DE OITO MÓDULOS DE COMPRIMENTO POR SEIS DE ALTURA, ONDE O BRASÃO MUNICIPAL É APLICADO.

Hino Municipal

Em 13 de março de 2019, a Lei Municipal 1817, alterou o artigo 1º e, acrescenta o parágrafo único, alterando ainda, o artigo 2º, da Lei Municipal 356/77 de 13/01/77. Ficando instituído o HINO OFICIAL DO MUNICÍPIO DE COXIM-MS, a letra e música “PÉ DE CEDRO”, de autoria dos poetas: Zacarias dos Santos Mourão (Zacarias Mourão) e Gerson Coutinho da Silva (Goiá).

Abaixo estão disponíveis para download os símbolos municipais

Hino de Coxim (Pé de Cedro)