Mais uma conquista para Coxim, o Instituto Médico Legal (IML) será transferido para o Hospital Regional. A previsão é que até fevereiro de 2016 o instituto já esteja funcionando, segundo informações do prefeito Aluizio São José.
Em maio, houve em Campo Grande uma reunião com a presença presidente da Assembleia Legislativa, deputado Junior Mochi, do prefeito de Coxim, Aluízio São José, do diretor-presidente da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), Ailton Stropa Garcia, e do juiz Thiago Tanaka, da Coordenadoria da Vara de Execuções Penais (Covep), o secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Sílvio Maluf, para solucionar o problema de falta de segurança no Instituto Médico Legal (IML), visto que o mesmo fica no terreno do Estabelecimento Penal Masculino da cidade de Coxim.
Essa foi apenas uma das inúmeras reuniões que o prefeito Aluizio São José participou para achar a melhor solução para o IML. Por fim, foi definida a construção de um novo local para o Almoxarifado do Hospital Regional e o antigo espaço será destinado ao IML.
Segundo informações do diretor do HR, Marcelo Ferreira as obras já foram iniciadas. Houve doações de madeiras apreendidas pelo Poder Judiciário. A licitação da obra foi realizada no dia 30 de setembro e o início das obras no dia 28 de outubro. Contamos com a doação de madeiras apreendidas pelo Poder Judiciário que colaborou com a redução dos custos da obra e deu celeridade ao processo de adequação do IML dentro do Hospital Regional, afirmou.
O novo almoxarifado está sendo construído em terreno cedido pela prefeitura de Coxim e em contrapartida o antigo local será adequado para abrigar o IML que continuará sendo mantido pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
Mudar o Instituto Médico Legal (IML) para o Hospital Regional Álvaro Fontoura, onde já existe um necrotério é a melhor solução. Já existe toda a estrutura para assegurar o atendimento necessário para a liberação do corpo em segurança, uma das principais reivindicações de nossa população e dos peritos do IML. Mais um avanço para a cidade de Coxim, pontuou o prefeito Aluizio São José.
Existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação, rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil).
No dia 28 do mês passado, o comandante já havia apresentado os dois projetos ao prefeito Edilson Magro, os quais foram encaminhados para apreciação dos secretários municipais.
Foram subtraídos do local fios elétricos, sendo 50 metros de fio PP e 100 metros de fios paralelos.um poste de iluminação foi arrancado do chão e tampas de caixa de distribuição de energias foram retiradas do local, algumas também foram furtadas. A polícia segue com investigação a fim de se achar os responsáveis.
A Prefeitura solicita que a população ajude a cuidar do patrimônio e ressalta que a depredação é crime previsto em lei.
Na manhã desta terça-feira (29), no Sindicato Rural de Coxim, foi feita a apresentação do Plano de Policiamento Rural, para a cidade de Coxim, Rio Verde de MT, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora, e a Prefeitura de Coxim firmou parceria com a Policia Militar visto a importância na segurança da população que mora na zona rural.
Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14) na sede da prefeitura de Coxim, discutiu a implantação de câmeras de monitoramento na cidade.