Inaugurado nesta terça-feira (20) na praça Francisco Mendes da Rocha (Praça do Pescador), o monumento “Os Dourados” está sendo alvo de vandalismo. Pessoas adentram na área onde se encontra as esculturas dos peixes, sobem no monumento e até tomam banho. Outras obras também foram depredadas.
A ação, além de prejudicar a visitação dos frequentadores do espaço, gera um custo alto para o município, caso venha sofrer danos.
É importante enfatizar que os peixes foram depredados em outra época e ficou abandonado por anos esperando uma restauração. Agora voltou a “ganhar vida” o cuidado é por parte da população também é indispensável. Fotos recebidas pelas redes sociais da prefeitura de Coxim, denunciam essas atitudes lamentáveis.
Outra obra que está em fase de conclusão, é o banheiro público da Praça João Ferreira de Albuquerque, que mesmo antes de ser entregue para uso da população, sofreu tentativa de furto e depredação, pois além de tentar roubar o vaso sanitário, indivíduos defecaram no chão, quebraram o vidro da caixa de hidrômetro e riscaram as paredes recém pintadas.
Foram furtados da Arena Esportiva que está sendo construída no bairro Piracema, fios e ferramentas da empresa que está fazendo a montagem do espaço.
É pertinente advertir que de acordo com a Lei Federal 9.605 Art. 65, depredar o patrimônio público é crime e. pode gerar detenção e multa. O Código Penal prevê ainda que, nos artigos 163, parágrafo único, e 165: destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, contra o patrimônio da União, Estado ou Município, e/ou tombada pela autoridade competente em virtude de valor artístico, arqueológico ou histórico, é crime. Sendo passível de pena de detenção e multa.
A população pode ajudar as autoridades a coibir este tipo de ato, fazendo denúncias à Policia Militar pelo número 190.
A Prefeitura vai cuidar do patrimônio público, realizar manutenções periódicas e obras de revitalização. No entanto, é responsabilidade do povo manter e não depredar o que foi feito, além de fiscalizar e denunciar casos de vandalismo. Uma das causas das depredações é a falta de consciência da própria população em não cuidar daquilo que é para o uso coletivo.
Existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação, rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil).
No dia 28 do mês passado, o comandante já havia apresentado os dois projetos ao prefeito Edilson Magro, os quais foram encaminhados para apreciação dos secretários municipais.
Foram subtraídos do local fios elétricos, sendo 50 metros de fio PP e 100 metros de fios paralelos.um poste de iluminação foi arrancado do chão e tampas de caixa de distribuição de energias foram retiradas do local, algumas também foram furtadas. A polícia segue com investigação a fim de se achar os responsáveis.
A Prefeitura solicita que a população ajude a cuidar do patrimônio e ressalta que a depredação é crime previsto em lei.
Na manhã desta terça-feira (29), no Sindicato Rural de Coxim, foi feita a apresentação do Plano de Policiamento Rural, para a cidade de Coxim, Rio Verde de MT, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora, e a Prefeitura de Coxim firmou parceria com a Policia Militar visto a importância na segurança da população que mora na zona rural.
Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14) na sede da prefeitura de Coxim, discutiu a implantação de câmeras de monitoramento na cidade.