Autoridades civis e militares se reuniram na tarde desta quarta-feira na sede do 5º Batalhão de Polícia Militar, para debater medidas de segurança nas escolas de Coxim, visto os recentes ataques em outros estados da federação e supostas ameaças que alteraram a rotina de pais, alunos e profissionais da educação.
Existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação, rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil).
A inteligência das polícias trabalha na identificação de possíveis ataques, buscando se antecipar ao fato, como aconteceu no caso do IFMS de Coxim, que os autores foram identificados antes do acontecimento. O patrulhamento e as rondas escolares serão intensificados, inclusive com a ajuda do 47º Batalhão de Infantaria que fornecerá uma viatura à Polícia Militar para auxiliar nos serviços.
Primeiramente, por mais que exista a preocupação dos pais quanto a permanência de seus filhos nas escolas, é preciso manter o controle e não causar o pânico, pois como foi citado, as autoridades estão atentas a situação.
A Secretaria Municipal de Educação está planejando instalar portões eletrônicos, vídeo porteiros, cercas elétricas e elevar os muros das instituições de ensino. O município criou uma frente de trabalho para ingressar a chamada pública para adesão ao Programa Nacional de Segurança nas Escolas.
O Programa Nacional de Segurança nas Escolas, prevê a destinação de recursos para o financiamento de projetos estaduais e municipais relacionados ao fortalecimento, ao aprimoramento ou à institucionalização de rondas especializadas, ou outras ações no enfrentamento e na prevenção de crimes no contexto escolar e no seu entorno, no âmbito da Política Nacional de Segurança Pública – Sistema Único de Segurança Pública – e Fundo Nacional de Segurança Pública.
Outro ponto a ser destacado é que os pais auxiliem as forças de segurança pública e acompanhem os comportamentos dos filhos, vistoriem suas mochilas, vejam o que eles estão fazendo na internet, quais grupos estão participando e com quem estão conversando nas redes sociais.
Façam denúncias. Toda a população pode e deve denunciar casos suspeitos de ataques às escolas através dos canais disponíveis, no 190, telefone da Polícia Militar, ou 181, serviço destinado a mobilizar a sociedade na luta contra o crime e a violência no Estado de Mato Grosso do Sul.
O governo federal criou também o canal de denúncias Escola Segura, que recebe exclusivamente informações de ameaças e ataques contra as escolas. O link para acessar é: https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura
Todas as denúncias são anônimas e as informações enviadas serão mantidas sob sigilo.
Os representantes das instituições foram unânimes em contribuir, para levar para as instituições escolares palestras a fim de passar orientações sobre medidas de prevenção a esse tipo de situação.
Sobre as redes sociais
É importe ressaltar que, os casos de ataques e de supostas ameaças não é só em Coxim que estão acontecendo, mas sim em todo o país, e com a velocidade das redes sociais, muitas informações podem não ser verdadeiras, é preciso que se busque a veracidade antes do compartilhamento das notícias.
Espalhar Fake News (notícias falsas) é crime e pode terminar em prisão. Hoje a polícia trabalha com mecanismos e tecnologia suficiente para identificar notícias falsas e, principalmente, reconhecer os autores do conteúdo e quem os compartilha.
Estiveram presentes na reunião o comandante da Polícia Militar, Tenente-coronel James Magno Morais Silveira; o Prefeito de Coxim, Edilson Magro; o comandante do 47º Batalhão de Infantaria, tenente Coronel Marcus Alves; o Delegado de Polícia Regional, Dr. Arante Fagundes Filho; a perita criminal, Mayara Misutsu; o chefe da 6ª Delegacia da PRF, Rogério Barbosa; 1° tenente dos bombeiros, Heraldo Surubi Peralta; 1º sargento dos bombeiros de Coxim, Thiago Jahn; a secretária municipal de educação, Michelle Proença; o procurador do município de Coxim Dr. Flávio Garcia da Silveira; Conselheira Estadual, Valéria Ferreira de Araújo Oliveira, representando a OAB Coxim; representante da UEMS, Vanessa Bellaver; a diretora do IFMS, Angela Kwiatkowski; a diretora da UFMS, Silvana Zanchett; vereadores Ademir Peteca, William Meira, Adriana Nabhan, Ângelo Gari, Zanon Lamuniere, Marcinho Souza, Marly Nogueira, Jeferson Aislan, Flavio Duarte, Carlos Henrique; e demais representantes e autoridades locais.
Existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação, rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil).
No dia 28 do mês passado, o comandante já havia apresentado os dois projetos ao prefeito Edilson Magro, os quais foram encaminhados para apreciação dos secretários municipais.
Foram subtraídos do local fios elétricos, sendo 50 metros de fio PP e 100 metros de fios paralelos.um poste de iluminação foi arrancado do chão e tampas de caixa de distribuição de energias foram retiradas do local, algumas também foram furtadas. A polícia segue com investigação a fim de se achar os responsáveis.
A Prefeitura solicita que a população ajude a cuidar do patrimônio e ressalta que a depredação é crime previsto em lei.
Na manhã desta terça-feira (29), no Sindicato Rural de Coxim, foi feita a apresentação do Plano de Policiamento Rural, para a cidade de Coxim, Rio Verde de MT, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora, e a Prefeitura de Coxim firmou parceria com a Policia Militar visto a importância na segurança da população que mora na zona rural.
Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14) na sede da prefeitura de Coxim, discutiu a implantação de câmeras de monitoramento na cidade.