A praça Francisco Mendes da Rocha, também conhecida como Praça do Pescador, foi mais uma vez vítima de vandalismo. Desta vez, além de depredar o patrimônio público, indivíduos quebraram postes e furtaram fios de energia elétrica.
Conforme informações do Boletim de ocorrência registrado na Polícia Civil, o fato aconteceu na noite do dia 1º de janeiro, pois na noite de 31 de dezembro a iluminação pública do local estava funcionando, no dia seguinte já não acendeu mais, deixando o local escuro.
Ainda, segundo o Boletim de Ocorrência, foram subtraídos do local fios elétricos, sendo 50 metros de fio PP e 100 metros de fios paralelos.um poste de iluminação foi arrancado do chão e tampas de caixa de distribuição de energias foram retiradas do local, algumas também foram furtadas. A polícia segue com investigação a fim de se achar os responsáveis.
O prefeito Edilson Magro lamenta o ocorrido, para ele o sentimento é de indignação com o ocorrido: “dá uma certa revolta, é frustrante chegar no primeiro dia de trabalho do ano e se deparar uma notícia dessa, as pessoas criticam quando o poder público não faz nada, mas também não cuidam daquilo que fazemos para elas. Peço a todos que denunciem qualquer ato de vandalismo, liguem para a polícia no 190”. Concluiu o prefeito.
Não é a primeira vez que isso acontece na mesma praça, na noite do dia 20 de dezembro, dia de sua inauguração, o lugar havia sofrido atos de vandalismo, pessoas adentram na área onde se encontra as esculturas dos peixes, sobem no monumento e até tomam banho.
Mais uma vez advertimos que, de acordo com a Lei Federal 9.605 Art. 65, depredar o patrimônio público é crime e. pode gerar detenção e multa. O Código Penal prevê ainda que, nos artigos 163, parágrafo único, e 165: destruir, inutilizar ou deteriorar coisa alheia, contra o patrimônio da União, Estado ou Município, e/ou tombada pela autoridade competente em virtude de valor artístico, arqueológico ou histórico, é crime. Sendo passível de pena de detenção e multa.
A população pode ajudar as autoridades a coibir este tipo de ato, fazendo denúncias à Policia Militar pelo número 190.
Existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação, rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil).
No dia 28 do mês passado, o comandante já havia apresentado os dois projetos ao prefeito Edilson Magro, os quais foram encaminhados para apreciação dos secretários municipais.
Foram subtraídos do local fios elétricos, sendo 50 metros de fio PP e 100 metros de fios paralelos.um poste de iluminação foi arrancado do chão e tampas de caixa de distribuição de energias foram retiradas do local, algumas também foram furtadas. A polícia segue com investigação a fim de se achar os responsáveis.
A Prefeitura solicita que a população ajude a cuidar do patrimônio e ressalta que a depredação é crime previsto em lei.
Na manhã desta terça-feira (29), no Sindicato Rural de Coxim, foi feita a apresentação do Plano de Policiamento Rural, para a cidade de Coxim, Rio Verde de MT, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora, e a Prefeitura de Coxim firmou parceria com a Policia Militar visto a importância na segurança da população que mora na zona rural.
Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14) na sede da prefeitura de Coxim, discutiu a implantação de câmeras de monitoramento na cidade.