O Procon de Coxim multou nesta terça-feira (6) o Banco Pan em 4.473 UFERMS, ou seja, em R$ 221.125,60, por condução abusiva, empréstimos e cartões consignados a consumidores com idade acima de 60 anos sem autorização. A medida atende ao montante de mais de 21 denúncias recebidas pelo órgão de defesa nos últimos meses.
De acordo com a Diretora do Procon, Géssica Soares, o banco se utiliza de contato telefônico para chegar até o consumidor, utilizando de uma assinatura digital para efetivar o procedimento de um empréstimo, sendo descontado as parcelas diretamente na folha de pagamento.
“Estas reclamações representam apenas uma parte de denúncias sobre empréstimos consignados efetivadas junto ao Procon. A previsão é de que mais processos desta natureza sejam apurados, já que estamos fazendo levantamento. Com pulso firme e aplicação de multas vamos extinguir definitivamente esta prática na cidade”, diz Géssica.
Para garantir os direitos dos consumidores, o Procon orienta aos consumidores para evitarem a confirmação de dados por contato telefônico ou fotos de documentos pelo WhatsApp.
O Procon de Coxim também reforça que os consumidores que foram vítimas de golpes desta natureza devem procurar o órgão de defesa, munidos do documento de identidade, comprovante de residência, além do extrato de empréstimo consignado. O WhatsApp do Consumidor atende pelo número (67) 99603-2882.
*imagem ilustrativa
O órgão passou em todos os postos verificando os preços, notificando os postos de combustíveis.
As principais reclamações são referentes aos serviços de telefonia, luz e bancos e o índice de resolutividade nos atendimentos chega a 90% dos casos notificados.
A temporada das confraternizações de fim de ano se aproxima e o Procon de Coxim orienta os consumidores sobre a importância de ter atenção no momento das compras de Natal e Ano Novo.
O banco se utiliza de contato telefônico para chegar até o consumidor, utilizando de uma assinatura digital para efetivar o procedimento de um empréstimo.
O Procon Municipal de Coxim lista 13 dicas para a compra consciente.
Atenção, idosos e pensionistas, ao receber chamadas pelo telefone, dizendo que tem valor a receber solicitando que diga a palavra “ACEITO” e que envie FOTO do rosto (selfie), desligue o telefone e não forneça as informações, pois essa é a chave para que o golpe seja realizado.