Famosa por seus anúncios de descontos tentadores e suas promoções imperdíveis a Black Friday deste ano acontecerá dia 26, sexta-feira e existe uma grande expectativa de compras e vendas. No entanto, é preciso ter cuidado para que a Black Friday não se torne uma “Black Fraude”. Nesta semana o Procon de Coxim estará nas ruas intensificando as fiscalizações, bem como, auxiliando lojistas e consumidores.
A primeira Black Friday do Brasil aconteceu no dia 28 de novembro de 2010 e foi totalmente online. Em 2013, a Black Friday no Brasil bateu seu recorde, faturando R$770 milhões
Mas antes de dar as dicas, já anota aí os contatos do Procon para caso precise de orientação ou de fazer alguma denúncia: e-mail: procon@coxim.ms.gov e celular com WhatsApp (67) 99603-2882.
Confira as dicas do Procon Coxim para a semana da Black Friday:
Produto com preço maquiado - O consumidor tem que ficar alerta a “maquiagem” de preços, pois, na semana da Black Friday algumas empresas aumentam o valor do produto e criam um desconto que, na verdade, não é real. O consumidor leva um produto, acreditando que está comprando com desconto, quando na realidade não passa de uma fraude porque não houve desconto e o consumidor pagou pelo preço real da mercadoria. Desconfie de oferta muita vantajosa - Dispense ofertas incompatíveis com a realidade brasileira. Caso uma oferta seja muito vantajosa, desconfie e faça checagens extras de segurança. Atenção a qualidade dos produtos - O consumidor também deve ficar atento à qualidade do produto e à segurança. Cheque se o produto tem selo de segurança dos órgãos certificadores. Produtos em exposição - Produtos de mostruário não perdem a garantia legal. Eventuais defeitos aparentes, tais como, arranhões e amassados, devem ser informados ao consumidor e indicados na nota fiscal, esses defeitos não serão cobertos pela garantia porque o consumidor teve prévia ciência. Agora, caso se trate de um vício que comprometa o funcionamento adequado do aparelho, o dever de reparação permanece intacto, desde que dentro do prazo da garantia legal ou da contratual. Compras virtuais - Entre os problemas comuns relatados estão aquelas situações onde o consumidor finaliza uma compra online e algum tempo depois ela é cancelada. A dica é sempre guardar anúncios, e-mails com a confirmação da operação, recibos e contratos, além de imprimir, ou salvar, as telas com as ofertas, confirmações e transações financeiras realizadas. Uma ocorrência bastante comum é o fornecedor anunciar um produto com preço específico e depois que ele foi incluído no ‘carrinho de compras’ do site seu valor mudar. Também há situações em que após concluir a compra o consumidor recebe mensagem informando que o pedido foi cancelado. Em todos esses casos, a recomendação é a mesma: contatar o Procon que, por sua vez, acionará o fornecedor. Evite sites que exibem como forma de contato apenas um telefone celular, sem e-mail corporativo. Preferir fornecedores reconhecidos ou indicados por amigos e familiares. Pesquisar sua reputação em sites que avaliam lojas virtuais. Jamais fazer transações online em lan houses, cyber cafés, computadores ou redes públicas, pois as máquinas podem não estar adequadamente protegidas.
Géssica Soares diretora do Procon, alerta que nas compras feitas fora do estabelecimento comercial (por telefone, em domicílio, telemarketing, catálogos, internet), o consumidor tem prazo de sete dias para o desistir da operação, sem precisar apresentar justificativa. “O período é contado a partir da data de aquisição do produto ou de seu recebimento”. A diretora ressalta, ainda que, os consumidores devem ter cuidado com os links de promoções enviadas através de aplicativos e grupos de aplicativos de mensagens, como WhatsApp, pedindo para o consumidor fazer um cadastro para ganhar descontos ou brindes. “Em hipótese alguma forneça seus dados nesses links, pois a maioria são falsos ou se tratam de golpes”. Agora que você já recebeu as dicas, boas compras e não se esqueça, na dúvida entre em contato com o Procon. E comerciante, o Procon é um órgão regulador, seu principal objetivo é que tanto consumidor quanto lojista realizem bons negócios, se precisar de orientação fale com o Procon. |
Com informações Procon de Coxim
O órgão passou em todos os postos verificando os preços, notificando os postos de combustíveis.
As principais reclamações são referentes aos serviços de telefonia, luz e bancos e o índice de resolutividade nos atendimentos chega a 90% dos casos notificados.
A temporada das confraternizações de fim de ano se aproxima e o Procon de Coxim orienta os consumidores sobre a importância de ter atenção no momento das compras de Natal e Ano Novo.
O banco se utiliza de contato telefônico para chegar até o consumidor, utilizando de uma assinatura digital para efetivar o procedimento de um empréstimo.
O Procon Municipal de Coxim lista 13 dicas para a compra consciente.
Atenção, idosos e pensionistas, ao receber chamadas pelo telefone, dizendo que tem valor a receber solicitando que diga a palavra “ACEITO” e que envie FOTO do rosto (selfie), desligue o telefone e não forneça as informações, pois essa é a chave para que o golpe seja realizado.