Com apoio da Prefeitura de Coxim, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania Fluvial do Pantanal, está em Coxim para regularizar embarcações e documentos de habilitação até a próxima sexta-feira (1º de novembro). O atendimento acontece na Colônia de Pescadores Profissionais Z-2 Rondon Pacheco, das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
O objetivo é regulamentar embarcações e documentações de piloteiros, realizando inscrições, renovações e transferência de propriedade de embarcações, renovação de carteiras de Arrais Amador (CHA) e Caderneta de Inscrição e Registro (CIR).
Os militares estão também orientando a população quanto às normas de segurança na condução de embarcações motorizadas nos rios da região, das quais incluem-se chalanas, lanchas, motonáuticas, conhecidas como jet skis, entre outras.
O atendimento é feito na sede da Colônia de Pescadores Profissionais Z-2 Rondon Pacheco, à avenida Presidente Vargas, s/n, bairro Santo André (fone 3291 1319) das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16h30.
O secretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Carlos Henrique Ferreira, ressalta que a população deve aproveitar para sanar dúvidas e realizar procedimentos de regularização: "A Capitania Fluvial do Pantanal tem por objetivo principal salvaguardar a vida das pessoas que utilizam os rios a lazer ou a trabalho. Dentre as atribuições da equipe que está em Coxim, estão a inscrição e a regulamentação de embarcações, informações quanto a direitos e deveres dos condutores de embarcações motorizadas, informações sobre habilitação para conduzir embarcações de pequeno ou grande porte, dentre outras que constam nas normas de navegação da Diretoria de Portos e Costas (DPC) da Marinha do Brasil".
Existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação, rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil).
No dia 28 do mês passado, o comandante já havia apresentado os dois projetos ao prefeito Edilson Magro, os quais foram encaminhados para apreciação dos secretários municipais.
Foram subtraídos do local fios elétricos, sendo 50 metros de fio PP e 100 metros de fios paralelos.um poste de iluminação foi arrancado do chão e tampas de caixa de distribuição de energias foram retiradas do local, algumas também foram furtadas. A polícia segue com investigação a fim de se achar os responsáveis.
A Prefeitura solicita que a população ajude a cuidar do patrimônio e ressalta que a depredação é crime previsto em lei.
Na manhã desta terça-feira (29), no Sindicato Rural de Coxim, foi feita a apresentação do Plano de Policiamento Rural, para a cidade de Coxim, Rio Verde de MT, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora, e a Prefeitura de Coxim firmou parceria com a Policia Militar visto a importância na segurança da população que mora na zona rural.
Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14) na sede da prefeitura de Coxim, discutiu a implantação de câmeras de monitoramento na cidade.