Um convênio está sendo firmado entre Prefeitura, Estabelecimento Penal Masculino de Coxim, Poder Judiciário, Câmara de Vereadores e Pastoral Carcerária, vai oportunizar ao detento uma oportunidade de se ressocializar prestando serviço remunerado à Prefeitura de Coxim. Uma reunião com os órgão e entidades foi realizada na manhã desta quinta-feira (11) no fórum de Coxim para tratar do assunto.
O convênio vai selecionar 20 presos que tenham boa conduta, para prestar serviço para a prefeitura recebendo um salário mínimo e a cada três dias trabalhados será descontado um dia da pena. O projeto do convênio será encaminhado à câmara para ser aprovado pelo legislativo.
Para Edilson Magro, o convênio de importante para dar uma oportunidade ao cidadão poder ser novamente inserido na sociedade, além de trazer benefícios econômicos para o município: “esse convênio vai beneficiar tanto os órgãos públicos, quanto próprio detento, pois já começa que para ser selecionado ele precisa ter bom comportamento, daí vem a vantagem para ele de diminuir os dias que estaria recluso e a remuneração. E para a prefeitura além de dar oportunidade, vai economizar mão-de-obra, pois o valor pago será menor do que o valor pago por uma empresa com todos os encargos que existe. ” Disse o prefeito.
Estiveram presentes na reunião o Promotor de Justiça Victor Leonardo de Miranda, Diretor do presídio de Coxim Edilson Ferreira, Procurador do Estado Juscelino Oliveira da Rocha Procurador do município Adriano Fernandes Loureiro, a Secretaria Municipal de Saúde Lasalette Bell, os vereadores, Abílio Vaneli e Marli Nogueira e o representante da Pastoral Carcerária Natalino Fernandes.
Existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação, rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil).
No dia 28 do mês passado, o comandante já havia apresentado os dois projetos ao prefeito Edilson Magro, os quais foram encaminhados para apreciação dos secretários municipais.
Foram subtraídos do local fios elétricos, sendo 50 metros de fio PP e 100 metros de fios paralelos.um poste de iluminação foi arrancado do chão e tampas de caixa de distribuição de energias foram retiradas do local, algumas também foram furtadas. A polícia segue com investigação a fim de se achar os responsáveis.
A Prefeitura solicita que a população ajude a cuidar do patrimônio e ressalta que a depredação é crime previsto em lei.
Na manhã desta terça-feira (29), no Sindicato Rural de Coxim, foi feita a apresentação do Plano de Policiamento Rural, para a cidade de Coxim, Rio Verde de MT, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora, e a Prefeitura de Coxim firmou parceria com a Policia Militar visto a importância na segurança da população que mora na zona rural.
Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14) na sede da prefeitura de Coxim, discutiu a implantação de câmeras de monitoramento na cidade.