Nos dias 27 e 28 de julho o Procon Municipal de Coxim realizou ação conjunta com a Equipe de fiscalização da Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor- Procon/MS, órgão integrante da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho – Sedhast, suspenderam totalmente as atividades de empresa que funcionava como operadora de consórcios bem como divulgava oportunidades de liberação de empréstimos às pessoas sem ter autorização do Banco Central.
A empresa vinha iludindo consumidores por meio de publicidade enganosa a qual induzia cidadãos a adquirir cotas de consórcio como se fosse aquisição imediata de bens. As pessoas só tomavam conhecimento que se tratava de consórcio após o pagamento de um “sinal” que, na realidade, se tratava da primeira parcela de um grupo e que não teriam possibilidade de tomar posse do bem adquirido.
Outra empresa que teve as atividades suspensas foi uma serralheria que estava com a documentação irregular, além de estar com a documentação irregular a empresa ofertava os serviços nas redes sociais, exigia do consumidor uma entrada para entregar o serviço, depois que recebia não entregava os portões.
Diante de todas as irregularidades encontradas, não houve outra alternativa que não fosse a interdição dos locais determinando a suspensão de todas as atividades e, com isso, “lacrando-os”.
Na foto, o prefeito Edilson Magro e o vice-prefeito Flávio Dias, quando visitaram o projeto.
O projeto “Procon na Rua” visa atender e/ou orientar os consumidores sul-mato-grossenses em conflito de consumo em onze municípios do Estado de MS, onde não há órgão de proteção e defesa do consumidor ou órgão recém-formado e instalado, por meio de escritório móvel.
O órgão passou em todos os postos verificando os preços, notificando os postos de combustíveis.
As principais reclamações são referentes aos serviços de telefonia, luz e bancos e o índice de resolutividade nos atendimentos chega a 90% dos casos notificados.
A temporada das confraternizações de fim de ano se aproxima e o Procon de Coxim orienta os consumidores sobre a importância de ter atenção no momento das compras de Natal e Ano Novo.
O banco se utiliza de contato telefônico para chegar até o consumidor, utilizando de uma assinatura digital para efetivar o procedimento de um empréstimo.
O Procon Municipal de Coxim lista 13 dicas para a compra consciente.
Atenção, idosos e pensionistas, ao receber chamadas pelo telefone, dizendo que tem valor a receber solicitando que diga a palavra “ACEITO” e que envie FOTO do rosto (selfie), desligue o telefone e não forneça as informações, pois essa é a chave para que o golpe seja realizado.