A Petrobras anunciou na semana passada o reajuste do valor da gasolina e do diesel, o anúncio foi feito na quinta-feira dia 10 e a mudança no preço passando a ter validade na sexta-feira dia 11. Porém, o Procon de Coxim registrou inúmeras reclamações de que haviam postos de combustíveis aplicando o novo preço na quinta-feira, dia do anúncio o que é ilegal e abusivo, segundo o órgão.
Diante as reclamações o Procon iniciou fiscalizações nos postos de combustíveis e constatou que alguns deles aumentaram os preços no dia 10, mesmo antes do novo valor entrar em vigor, sendo autuados por aumento de preço indevido nos termos da Lei Federal 8078/1990, que dispõe sobre a proteção do consumidor e dá outras providências, a Lei Municipal n° 1012/01 e Decreto Municipal 129/2011.
O órgão passou em todos os postos verificando os preços, notificando os postos de combustíveis.
As principais reclamações são referentes aos serviços de telefonia, luz e bancos e o índice de resolutividade nos atendimentos chega a 90% dos casos notificados.
A temporada das confraternizações de fim de ano se aproxima e o Procon de Coxim orienta os consumidores sobre a importância de ter atenção no momento das compras de Natal e Ano Novo.
O banco se utiliza de contato telefônico para chegar até o consumidor, utilizando de uma assinatura digital para efetivar o procedimento de um empréstimo.
O Procon Municipal de Coxim lista 13 dicas para a compra consciente.
Atenção, idosos e pensionistas, ao receber chamadas pelo telefone, dizendo que tem valor a receber solicitando que diga a palavra “ACEITO” e que envie FOTO do rosto (selfie), desligue o telefone e não forneça as informações, pois essa é a chave para que o golpe seja realizado.