A vulnerabilidade do consumidor abre oportunidades de fraude, principalmente por meio de uma técnica de Engenharia Social que se concentra exclusivamente na inocência ou falta de conhecimento da vítima.
Chegou ao conhecimento do Procon de Coxim a informação de Golpe por Engenharia Social, onde o fraudador, passa por colaborador do Banco C6, tenta ludibriar o consumidor que teve a margem consignável averbada sem contrato de empréstimo assinado, com a finalidade de obter vantagem indevida. A partir do direcionamento doloso do depósito do que seria o valor a ser devolvido à instituição.
Com isso, o consumidor corre seríssimo risco de ficar vinculado por anos a empréstimo que não contratou e que nem usufruiu, praticamente “preso” a um débito abusivamente criado.
Assim, alerta-se os integrantes do SNDC (Sistema Nacional de Defesa do Consumidor), que os consumidores avaliem com cuidado os canais de atendimento do C6 e das demais instituições financeiras para devolução dos valores e que, em caso de dúvida quanto à sua legitimidade, que procedam à provocação da instituição fornecedora do valor pelos canais do próprio Procon do município pelo WhatsApp (67) 99603-2882.
Os riscos de golpe por Engenharia Social existem e não podem ser ignorados.
O órgão passou em todos os postos verificando os preços, notificando os postos de combustíveis.
As principais reclamações são referentes aos serviços de telefonia, luz e bancos e o índice de resolutividade nos atendimentos chega a 90% dos casos notificados.
A temporada das confraternizações de fim de ano se aproxima e o Procon de Coxim orienta os consumidores sobre a importância de ter atenção no momento das compras de Natal e Ano Novo.
O banco se utiliza de contato telefônico para chegar até o consumidor, utilizando de uma assinatura digital para efetivar o procedimento de um empréstimo.
O Procon Municipal de Coxim lista 13 dicas para a compra consciente.
Atenção, idosos e pensionistas, ao receber chamadas pelo telefone, dizendo que tem valor a receber solicitando que diga a palavra “ACEITO” e que envie FOTO do rosto (selfie), desligue o telefone e não forneça as informações, pois essa é a chave para que o golpe seja realizado.