O Procon de Coxim está realizando visitando os comércios da cidade visando orientar fornecedores sobre seus deveres e obrigações, com entrega gratuita de exemplares do Código De Defesa Do Consumidor e cartilha educativa.
Conforme a diretora do Procon Géssica Soares, espera-se reduzir os conflitos e promover o equilíbrio nas relações de consumo. “Os empresários estão sendo orientados sobre troca de mercadorias, diferenciação de preços à vista, parcelado, boleto, cartões de débito e crédito, falta de precificação (ato de atribuir um valor de venda no produto), divulgação obrigatória das formas de pagamento, quando não é aceito cheques e/ou cartões, obrigatoriedade de disponibilização do Código de Defesa do Consumidor e cartazes sobre o assunto, entre outros.
No dia 20 de outubro o órgão começou o trabalho de orientação aos comerciantes, em parceria com a ACIAC (Associação Comercial Industrial e Agropastoril de Coxim), durante a reunião de lançamento da campanha Torra Estoque MS.
Recentemente o Procon mudou suas instalações e está atendendo em novo endereço, na av. João Pessoa, em frente à praça Zacarias Mourão (Praça do Pé de Cedro). O atendimento também pode ser feito pelo aplicativo WhatsApp (67) 99603-2882.
Procon Itinerante
O Procon anunciou nesta semana que fará atendimento no distrito de Jauru, na zona rural de Coxim no sábado dia 20 de novembro. Na ocasião as pessoas poderão tirar dúvidas, registras queixas e receber orientações.
Além do Procon estão previstas uma série de atividades da prefeitura de Coxim, envolvendo as secretarias de saúde e assistência social.
O órgão passou em todos os postos verificando os preços, notificando os postos de combustíveis.
As principais reclamações são referentes aos serviços de telefonia, luz e bancos e o índice de resolutividade nos atendimentos chega a 90% dos casos notificados.
A temporada das confraternizações de fim de ano se aproxima e o Procon de Coxim orienta os consumidores sobre a importância de ter atenção no momento das compras de Natal e Ano Novo.
O banco se utiliza de contato telefônico para chegar até o consumidor, utilizando de uma assinatura digital para efetivar o procedimento de um empréstimo.
O Procon Municipal de Coxim lista 13 dicas para a compra consciente.
Atenção, idosos e pensionistas, ao receber chamadas pelo telefone, dizendo que tem valor a receber solicitando que diga a palavra “ACEITO” e que envie FOTO do rosto (selfie), desligue o telefone e não forneça as informações, pois essa é a chave para que o golpe seja realizado.