Foi apresentado na tarde desta sexta-feira (5) um Projeto de Lei que deve ser encaminhado para apreciação dos vereadores, que contempla, regulariza e impõe regras aos serviços de táxi e motoristas por aplicativo.
Existe uma queixa sobre corridas irregulares, onde os motoristas de aplicativos não estariam fazendo o uso devido do aplicativo, recebendo chamadas e transportando passageiros através de ligações ou whatsapp, o que muda a forma como serviço deveria ser feito. (Leia mais: Procon de Coxim alerta motoristas de aplicativo para que estejam com a documentação em situação regular)
Entre as propostas do projeto de lei, estão o cadastro de veículos e de motoristas das duas categorias, tanto táxi, quanto aplicativo junto ao Gemutram (Gerência Municipal de Trânsito), como deverá ser feito o chamamento de serviço, condições do veículo, entre outras regras que contemplem os profissionais e dê segurança ao passageiro.
O Projeto de Lei municipal tem como base a lei federal 13640/2018 que regulariza o serviço de transporte de passageiros no Brasil foi criado pela assessoria jurídica do município. O PL será apresentado na Câmara Municipal de Vereadores, e depois de aprovado pelo legislativo, será então, sancionado pelo Prefeito Edilson Magro.
Será feita uma reunião com os motoristas de aplicativo para que eles possam ter conhecimento da lei. Cabe ressaltar que o município não dispõe de uma lei municipal, que normatize os serviços.
Ao término da reunião o prefeito colocou-se à disposição da categoria para ajudá-los sempre que possível e disse estar trabalhando dia e noite pelo bem da cidade. A reunião contou com a presença do vereador Ângelo Gari, representando a Câmara, o chefe do Gemutran Honório Malaquias, Rodrigo Lima, taxistas e militares do policiamento de trânsito Subtenente Adauto Tenório, Cabo Valdir e Cabo PM Bernardo.
Existe, por parte da segurança pública, um alerta quanto a situação, rondas policiais estão acontecendo diariamente em todas as escolas públicas e particulares, bem como, em todos os CEIs (Centros de Educação Infantil).
No dia 28 do mês passado, o comandante já havia apresentado os dois projetos ao prefeito Edilson Magro, os quais foram encaminhados para apreciação dos secretários municipais.
Foram subtraídos do local fios elétricos, sendo 50 metros de fio PP e 100 metros de fios paralelos.um poste de iluminação foi arrancado do chão e tampas de caixa de distribuição de energias foram retiradas do local, algumas também foram furtadas. A polícia segue com investigação a fim de se achar os responsáveis.
A Prefeitura solicita que a população ajude a cuidar do patrimônio e ressalta que a depredação é crime previsto em lei.
Na manhã desta terça-feira (29), no Sindicato Rural de Coxim, foi feita a apresentação do Plano de Policiamento Rural, para a cidade de Coxim, Rio Verde de MT, Alcinópolis, Pedro Gomes e Sonora, e a Prefeitura de Coxim firmou parceria com a Policia Militar visto a importância na segurança da população que mora na zona rural.
Reunião realizada na tarde desta segunda-feira (14) na sede da prefeitura de Coxim, discutiu a implantação de câmeras de monitoramento na cidade.