Coletânea MS Alfabetiza chega a nove municípios da região norte de MS

Educação

Mais de 5.200 estudantes dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental das redes públicas de nove municípios da região norte de Mato Grosso do Sul receberam exemplares da Coletânea MS Alfabetiza, material didático de apoio à alfabetização desenvolvido pela Secretaria de Estado de Educação (SED) em regime de colaboração com os municípios.

A entrega dos exemplares aconteceu na manhã desta segunda-feira (26), no anfiteatro da escola Padre Nunes, onde está instalado o Coordenadoria Regional de Educação – CRE4/Coxim.

Os municípios beneficiados foram: Alcinópolis, Costa Rica, Coxim, Figueirão, Pedro Gomes, Rio Negro, Rio Verde de Mato Grosso, São Gabriel do Oeste e Sonora. A entrega dos livros foi realizada pela Coordenadoria Regional de Educação (CRE-4), sediada em Coxim.

O prefeito Edilson Magro participou do evento e destacou a importância do material para os estudantes do município. “É uma satisfação receber esse material que vai ajudar na alfabetização das nossas crianças. Quero parabenizar a SED pela iniciativa e pela parceria com os municípios. A educação é uma prioridade para nós e vamos trabalhar juntos para garantir um ensino de qualidade para todos”, disse.

A coletânea MS Alfabetiza é composta por quatro volumes: dois para o 1º ano e dois para o 2º ano do Ensino Fundamental. Cada volume contém textos literários e informativos que valorizam a cultura regional e estimulam o desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos estudantes. Além dos livros dos alunos, há também o livro do professor, que orienta o trabalho pedagógico com o material.

O programa MS Alfabetiza foi lançado em outubro de 2021 pelo Governo do Estado com o objetivo de garantir que os estudantes matriculados nas redes públicas de MS adquiram o domínio das habilidades de leitura e escrita adequados à sua idade e ao seu nível de escolarização. O programa conta com a adesão dos 79 municípios do Estado e abrange mais de 112 mil estudantes dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

O evento contou com a presença da coordenadora do CRE-4/Coxim Maira de Quevedo, representantes das secretarias municipais de educação dos nove municípios beneficiados, além de professores, coordenadores pedagógicos e diretores das escolas envolvidas no programa MS Alfabetiza.