Comitiva de Coxim participa de eventos com autoridades em Campo Grande e solicita recursos para segurança pública

Gabinete Segurança Turismo

Uma comitiva liderada pelo prefeito de Coxim, Edilson Magro, participou de uma extensa agenda nesta segunda-feira (28)com a presença de autoridades federais, estaduais e municipais em Campo Grande. O primeiro compromisso foi no estacionamento do Mercadão Municipal, onde aconteceu a abertura oficial da Caravana do SUDECO.

A superintendente da SUDECO (Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste), Rose Modesto, apresentou a todos a caravana, que tem o objetivo de orientar e simplificar o processo de obtenção de recursos do FCO (Fundo Constitucional de Financiamento do Centro-Oeste) e FDCO (Fundo de Desenvolvimento do Centro-Oeste). Segundo ela, a caravana também passará pelas capitais de Mato Grosso, Goiás, e Distrito Federal. Também serão oferecidos atendimentos a respeito dos convênios, compreendendo todas as suas fases, desde a celebração, elaboração de projeto básico, acompanhamento da execução dos instrumentos, prestação de contas e demais informações acerca do assunto.

Em seguida, a comitiva participou da apresentação feita pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, que apresentou o MTur Itinerante, com oferta de financiamento por meio do Fungetur (Fundo Geral de Turismo), proporcionando crédito com condições diferenciadas para empreendimentos turísticos privados. O evento aconteceu no Bioparque Pantanal.

O ministro do Turismo disse que está nas tratativas com as maiores companhias aéreas para aumentar a malha aérea no estado, incluindo as conexões com outros países para o MS, visando trazer os turistas para o estado. Ele também afirmou que vai desenvolver a promoção dos estados, identificando o público e os atrativos de cada um, com parte do recurso do estado e parte do Ministério do Turismo. Ele anunciou ainda que vai realizar o Salão Nacional do Turismo em que as cidades poderão expor suas potencialidades e seus pontos turísticos.

Terminando a agenda, os ministros Flávio Dino (Justiça e Segurança Pública) e Simone Tebet (Cidadania), junto com o governador Eduardo Riedel e o secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, cumpriram agenda no Centro de Convenções Rubens Gil de Camilo. No local, foram implantados o PAS (Plano de Ação na Segurança) e o Pronasci 2 (Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania). Também foram entregues pelo ministro Flávio Dino 82 viaturas, além de armas e outros equipamentos para a Sejusp.

Ainda foram lançadas obras para construção de quatro presídios em Mato Grosso do Sul, com investimentos de R$ 121 milhões para a Segurança Pública.

Na ocasião, a comitiva de Coxim aproveitou para solicitar ao ministro Flávio Dino a destinação de recursos para a mudança de lical do estabelecimento penal masculino na cidade de Coxim, para fora do perímetro urbano desta cidade. Prefeito, vice-prefeito  e os vereadores Marcinho Souza e Abílio Vaneli subscreveram um ofício ao ministro, justificando que o estabelecimento penal atual está localizado dentro do perímetro urbano, em área residencial e anexa a uma área de lazer. Eles argumentaram que a construção de um novo presídio traria mais segurança e tranquilidade à população coxinense.

A comitiva também solicitou ao ministro o empenho deste Ministério para que seja aberta e construída uma Delegacia da Polícia Federal na cidade de Coxim. Eles destacaram que não há nenhuma delegacia da PF na região norte do estado do MS, que o município possui Vara da Justiça Federal e que é corredor da Rota Biomecânica. Eles ressaltaram que a delegacia é de extrema importância para o combate a crimes de competência federal como contrabando, descaminho, tráfico de drogas e armas, dentre outros que se utilizam da ausência do Estado nesta região para as práticas criminosas. Eles informaram que o município se dispõe a doar ou viabilizar a área necessária para as construções.

A comitiva de Coxim foi composta pelo vice-prefeito Flávio Dias, pelos vereadores William Meira, Ademir Peteca, Marcinho Souza, Abílio Vaneli, relações internacionais Augusto Marques e diretor financeiro da Câmara Giani Scholz. Eles aproveitaram a oportunidade para conversar com as autoridades presentes e buscar recursos e parcerias para o município.