Coxim vacina mais de 8 mil animais contra a raiva

Saúde

A Campanha Antirrábica de Coxim, realizada pela Secretaria Municipal de Saúde, através do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), vacinou 8.809 animais entre cães e gatos, sendo 6.721 cães e 2.088 gatos, até o dia 25 de setembro.

A campanha começou no início do mês e se estendeu até o dia 25, com a realização do Dia D no sábado, dia 23, em diversos pontos da cidade. No Dia D, foram vacinados 4.963 animais, sendo 3.758 cães e 1.205 gatos. Durante o período, a vacinação também ocorreu nas comunidades rurais, onde foram imunizados 3.003 animais, sendo 2.333 cães e 670 gatos.

O objetivo da campanha é prevenir a transmissão da raiva, uma doença fatal que pode ser transmitida aos humanos por meio da mordedura, arranhadura ou lambedura de animais infectados.

• O Ponto de Vacinação que vacinou mais animais foi o Totó Araújo, com 554 animais , sendo 450 cães e 104 gatos.
  • O Ponto de Vacinação que vacinou menos animais foi o Argemiro, com 233 animais, sendo 211 cães e 190gatos.
  • O Ponto de Vacinação que vacinou mais cães foi o Santa Maria, com 634 cães e 127 gatos, totalizando 900 animais.
  • O Ponto de Vacinação que vacinou mais gatos foi o Totó Araújo, com 1.205gatos e 346 cães, totalizando 1.651animais.
  • O Ponto de Vacinação que teve a maior proporção de gatos em relação aos cães foi o Flávio Garcia, com 22 gatos e 328cães, representando 6,7% dos animais vacinados nesse Ponto de Vacinação.
  • O Ponto de Vacinação que teve a menor proporção de gatos em relação aos cães foi o Totó Araújo, com 1.205 gatos e 346 cães, representando 73% dos animais vacinados nesse Ponto de Vacinação.

A coordenadora do CCZ, Dra. Adriana Haidar, agradeceu o empenho de todos os profissionais envolvidos na campanha e o apoio da população que levou seus animais para vacinar.

Ela ressaltou que a vacinação é a única forma de proteger os animais e as pessoas contra a raiva e que os proprietários devem manter a caderneta de vacinação dos seus pets em dia.

A Dra. também lembrou que a vacinação continua no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), localizado na Rua Pedro Gomes, no Bairro Piracema, de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h.

Os interessados devem levar seus animais com coleira e guia e, se possível, com focinheira. Os gatos devem ser transportados em caixas adequadas.

Para mais informações, os proprietários podem entrar em contato com o CCZ pelo telefone (67) 99924-1414.