Coxim vai botar fogo na disputa pela melhor merenda escolar do MS

Agricultura Familiar Cidade Empreendedora Educação

Cinco merendeiras de Coxim vão mostrar que sabem fazer muito mais do que arroz com feijão. Elas vão participar do 2º Desafio Estadual das Merendeiras, uma competição que vai eleger as melhores receitas de merenda escolar do Mato Grosso do Sul. O desafio acontecerá no IFMS campus Coxim, sexta das 13h às 19h e sábado das 8h às 14h.

O desafio é uma iniciativa do Sebrae/MS, que quer valorizar o trabalho dessas profissionais e incentivar o uso de alimentos da agricultura familiar nas escolas. As merendeiras de Coxim estão entre as mais de mil inscritas de 27 municípios do estado que aderiram ao programa Cidade Empreendedora.

Para se classificar para a fase estadual, elas terão que passar pela fase municipal, que será realizada em cada cidade participante, entre julho e outubro. Nessa etapa, elas terão que criar uma receita que use carne bovina, suína, de peixe ou de frango como proteína principal e pelo menos três itens da agricultura familiar, sem usar alimentos ultraprocessados.

As receitas serão avaliadas por um júri, que vai escolher as três primeiras colocadas de cada município. Essas vão disputar a final em Campo Grande, em data a ser definida, onde terão que cozinhar suas receitas para uma banca avaliadora, que vai premiar as três melhores.

O prefeito de Coxim, Edilson Magro, está orgulhoso das merendeiras de Coxim e disse que elas vão arrasar no desafio. “É com muito orgulho que parabenizo as merendeiras de Coxim, tenho certeza que elas vão mostrar seus talentos culinários e aproveitar os produtos da nossa agricultura familiar, que é uma das prioridades da nossa gestão. Desejo boa sorte e muitas vitórias para as nossas merendeiras, que representam a nossa cidade nessa competição tão importante”, disse o prefeito.

A secretária de educação, Michelle Proença, falou da importância de apoiar as merendeiras. “É com muito orgulho e satisfação que nós da Secretaria de Educação apoiamos e incentivamos a participação das nossas profissionais no Desafio das Merendeiras. Acreditamos no potencial delas, na criatividade e capacidade de inovar na cozinha, usando os produtos da nossa região e da nossa agricultura familiar. Desejamos boa sorte a todas as participantes, e esperamos que elas se divirtam e aprendam muito nessa experiência. Estamos na torcida e confiante que elas vão levar o nome de Coxim para todo o Mato Grosso do Sul. Parabéns a todas as merendeiras, vocês são o tempero da nossa educação!”

São várias manipuladoras de alimentos que vão participar do evento, entre merendeiras e auxiliares de cozinha, dessas cinco merendeiras serão selecionadas para o grande desafio no dia seguinte, conforme regulamento, para então conhecermos as cinco melhores e a grande vencedora que representará o município na etapa estadual. As auxiliares acompanham o desafio visando aprimorar a merenda escolar, usando produtos da Agricultura Familiar.

• E. M. William Tavares de Oliveira

Auxiliares: Neuza Guimarães de Lima (Auxiliar)

Eva Rodrigues da Silva (Auxiliar)

Vilma Alexandre dos Santos (Auxiliar)

• E. M. de Pré Escolar e Ensino Fundamental Maria Lúcia Batista

Angelita de Souza Lucas Santos (Merendeira)

Maria Ramona da Cunha Oliveira (Merendeira)

Patrícia Delmontes Cançado (Auxiliar)

Severina Josefa Barbosa (Auxiliar)

• CEI Leonora da Silva Bezerra

Cristiane (Auxiliar)

• CEI Nely Martins

Leonora Maria de Araújo (Auxiliar)

Elisangela Quast Santana (Merendeira)

• CEI Ildon Torquato Ribeiro

Sâmila Rutiele Tavares de Campos Viana (Merendeira)

Marileide Fernandes dos Santos (Auxiliar)

Karitha Waleria Maia de Brito Silva (Auxiliar)

• CEI Maria Santana de Araújo

Divina Campozano Ardaya (Merendeira)

Maria de Fátima Oliveira do Nascimento (Merendeira)

Marileide Castedo Ribeiro (Auxiliar)

Marcela Monte Santo da Cruz (Auxiliar)

• E. M. Marechal Rondon

Jocimara Deuza da Silva (Merendeira)

Priscila Andrade Pedão (Merendeira)

Suellen Sulina da Costa (Merendeira)

Cristiane Souza dos Santos (Auxiliar)

Ana Paula Lopes da Costa (Auxiliar)

Alsilene de Melo Pereira (Auxiliar)

Carlos Henrique da Silva (Auxiliar)

O 2º Desafio Estadual das Merendeiras promete ser uma disputa acirrada e deliciosa, que vai revelar os talentos culinários das merendeiras do Mato Grosso do Sul. Quem será que vai levar o troféu de melhor merenda escolar do estado? Fique ligado e torça pelas merendeiras de Coxim!