Curso de fotografia com celular é oferecido gratuitamente em Coxim

Desenvolvimento Sustentável Dicas e informações

Os moradores de Coxim terão a oportunidade de aprender a tirar fotos profissionais com seus celulares em um curso gratuito oferecido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Fundação de Cultura de MS e a FUNRONDON. O curso será ministrado pelo professor e fotógrafo Alexandre Sogabe, nos dias 19, 20 e 21 de julho de 2023, das 14h às 17h, no espaço no Anfiteatro José Guedes de Melo.

O objetivo do curso é introduzir os participantes nas convenções sobre uso de câmeras em dispositivos móveis e apresentar a linguagem fotográfica por meio de atividades teóricas e práticas. Os alunos aprenderão sobre as configurações básicas de medição e controle de luz, as convenções de enquadramento e composição, e o conceito de foco. Além disso, eles deverão instalar aplicativos específicos para capturar e editar as imagens, como o “Open Camera” para Android, o “Instamatic” para iPhone e o “Snap Seed” para ambos.

O curso é destinado a profissionais que fazem uso da fotografia em suas atividades, bem como a iniciantes que querem se aventurar nessa arte. Segundo o professor Sogabe, “a maioria das profissões faz uso de registros fotográficos profissionalmente, a proposta da oficina é atualizar os profissionais que fazem uso da fotografia e ser uma ‘porta de entrada’ para os iniciantes”. Ele também ressalta que o curso abordará o conceito de fotografia, a fotometria, o enquadramento e o foco.

As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas pessoalmente através dos telefones: 99630-5442 (Darinei), 9685-0616 (Marcelo Mariano), ou presencialmente na sede da Funrondon, anexo a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, rua Antônio de Albuquerque, 100 – Centro.

Serão oferecidas 30 vagas para a modalidade presencial. Os participantes receberão um certificado de 10 horas ao final das atividades.

Alexandre Sogabe possui graduação em Artes Visuais pela UFMS (2006), especialização em Arte, Educação e Tecnologias Contemporâneas pela UNB (2010) e Mestrado em Estudos de Linguagens com tema em Fotografia (2014). Desenvolveu várias propostas de ensino/apredizagem para o Museu da Imagem e Som de MS, contribui para a criação e implantação do Curso Técnico em Processos Fotográficos (2015) do Senac, Coordenou o 3 edições do Concurso de Fotografias Patrimônio Histórico e Cultural de MS – Nossa Identidade (2012,2013 e 2014). Ministrou a disciplinas de Fotografia em graduação e pósgraduação em faculdades de Campo Grande, além de cursos menores nas cidades de Bodoquena, Bonito, Corumbá, Aquidauana, Anastácio, Naviraí, Sidrolândia, Alcinópolis e Dourados. Atualmente ministra Cursos regulares no Museu da Imagem e do Som e é professor de pós-graduação na Faculdade Novoeste.