Educação Inclusiva em Coxim: Um Modelo de Sucesso

Dicas e informações Educação

Com informações de Michelle Proença, texto de Augusto Marques

A cidade de Coxim tem se destacado como um exemplo de inclusão educacional. Com uma abordagem inovadora, a Secretaria Municipal de Educação (SEMED) de Coxim está transformando a vida de estudantes público alvo da Educação Especial através do Atendimento Educacional Especializado (AEE).

O AEE é uma iniciativa que visa atender estudantes com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades ou superdotação. A SEMED de Coxim conta com uma Equipe Multidisciplinar em Educação Inclusiva que acompanha de perto o progresso dos alunos. Esses profissionais trabalham em conjunto com os professores de apoio, que são encaminhados para as salas de aula regulares, garantindo que cada criança receba a atenção necessária, além do trabalho especializado dos professores da Sala de Recurso Multifuncional.

Atualmente, a rede municipal possui 115 alunos com diagnóstico fechado matriculados em 74 salas de ensino regular, com 69 deles diagnosticados com Transtorno do Espectro Autista. Além disso, há alunos com deficiência intelectual, paralisia cerebral, síndrome de Down, e deficiências físicas, visuais e auditivas. Para atender essa demanda, a rede conta com 48 professores em período parcial e 23 em período integral, seguindo a Deliberação Estadual Nº 11.883 de 2019, que determina que cada professor de apoio pode atender até três crianças, conforme estudo de caso.

A SEMED também promove eventos educacionais, como a Jornada Pedagógica e palestras sobre inclusão e acolhimento, focando em estratégias para apoiar alunos com TDAH. Essas iniciativas são parte de um esforço contínuo para manter os profissionais da educação atualizados sobre as tendências atuais e futuras da Educação Inclusiva.

No calendário escolar, destaca-se o dia 02 de abril, dedicado à conscientização sobre o autismo, e a semana de 16 a 20 de setembro, voltada para a pessoa com deficiência. Essas datas são marcadas por atividades que promovem o conhecimento e a inclusão, alinhadas com a Lei Nº 17.798 e a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência.

As Salas de Recurso Multifuncional, localizadas em três instituições educacionais da cidade, são equipadas com materiais pedagógicos e tecnologia assistiva atualizados, garantindo recursos de ponta para o ensino especializado.

A tabela a seguir apresenta um panorama dos alunos acompanhados e aguardando professor:

AcompanhadosAguardando ProfessorTotal
Transtorno do Espectro Autista68775
Deficiência Intelectual17118
Paralisia Cerebral11011
Síndrome de Down415
Deficiência Física303
Deficiência Visual202
Deficiência Auditiva101
Hemofilia Grave101
 Total1079116

Em meio a esses números e iniciativas, as histórias individuais ressoam com um impacto particular. Daniela de Paula, mãe de uma criança autista, compartilha sua experiência: “Como mãe, estou feliz com o acompanhamento especial que a Equipe Multidisciplinar da Secretaria Municipal de Educação proporcionou ao meu filho, diagnosticado com TEA. Um suporte adaptado às necessidades específicas dele, onde está fazendo toda diferença no desenvolvimento social e emocional do meu filho.”

Com essas ações, Coxim demonstra seu compromisso com uma educação verdadeiramente inclusiva, que respeita as diferenças e promove a igualdade de oportunidades para todos.