O Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS) realizou na noite desta quarta-feira (21) uma audiência pública para apresentar e discutir a proposta de criação do curso técnico integrado em Agropecuária no campus de Coxim. O evento contou com a participação de representantes da instituição, do poder público, de entidades da sociedade civil e da comunidade em geral.
O curso tem como objetivo formar profissionais capacitados para atuar na área de recursos naturais, com ênfase na produção animal e vegetal, gestão agropecuária e desenvolvimento sustentável. A duração do curso é de três anos, com carga horária total de 3.305 horas, incluindo o estágio profissional supervisionado.
O prefeito Edilson Magro parabenizou o IFMS pela iniciativa de implantar o curso de Agropecuária na cidade e ressaltou o potencial da região para o setor. “Coxim é uma terra abençoada pela natureza, com rios, matas e solo fértil. Temos uma vocação agropecuária que precisa ser valorizada e incentivada. O curso do IFMS vai contribuir para formar mão de obra qualificada e gerar oportunidades para os nossos jovens. É uma conquista para toda a região norte do estado”, disse.
Durante a audiência pública, os participantes puderam conhecer os detalhes da proposta do curso, como a matriz curricular, os requisitos de ingresso, as competências e habilidades esperadas dos egressos e as possibilidades de atuação no mercado de trabalho. Também houve espaço para perguntas, sugestões e críticas dos presentes,
O IFMS prevê iniciar o curso técnico integrado em Agropecuária no campus Coxim no primeiro semestre de 2024.