Energia solar beneficia produtores rurais e moradores de associações em Coxim

Agricultura Familiar

A energia fotovoltaica, popularmente conhecida como energia solar, está trazendo economia e sustentabilidade para os produtores rurais e moradores de associações em Coxim, no Mato Grosso do Sul. Até agora, foram instaladas quatro usinas de energia solar, que juntas geram mais de 4 mil quilowatts por mês.

A energia solar é utilizada para bombear água dos poços, garantindo o abastecimento das associações. Com isso, os moradores podem desenvolver atividades como piscicultura, hortaliças, leiteria e irrigação, além de terem água para consumo próprio e dos animais. As usinas solares estão localizadas nas associações Triunfo, Nossa Senhora Aparecida, Santo Antônio e Nova Aliança, que juntas somam cerca de 200 famílias beneficiadas. A energia solar também impulsiona o desenvolvimento econômico da região, por meio da agricultura familiar.

Tanque de Piscicultura em Coxim. Foto: Augusto Marques

A previsão é de instalar mais usinas na colônia São Ramão, Colônia Buriti e Associação Córrego da Pedra. As placas foram viabilizadas através de emenda parlamentar do deputado federal Dagoberto Nogueira, no valor de R$ 150 mil.

O prefeito Edilson Magro agradeceu o apoio do deputado e destacou a importância da instalação das placas solares. “É uma forma de gerar energia limpa e renovável, que reduz os custos dos produtores e melhora a qualidade de vida dos moradores. Além disso, é uma forma de preservar o meio ambiente e valorizar as potencialidades do nosso município”, disse.