Escola Municipal Antônio Torquato recebe projetos de educação e justiça

Cidadão Educação

Em uma manhã inspiradora, a Escola Municipal Antônio Torquato Silva, localizada no Jauru, foi palco de um evento educacional significativo. Os alunos tiveram a honra de receber visitas ilustres: a Juíza Tatiana Dias Said, o Prefeito Edilson Magro, a Secretária de Educação Michelle Proença, os vereadores Carlos Henrique e Marly Nogueira, além de membros da equipe da prefeitura. O encontro marcou a implementação de dois projetos educacionais inovadores: “Justiça Restaurativa nas Escolas” e “Turma da Mônica e o Poder Judiciário”.

A Dra. Tatiana Dias compartilhou insights valiosos sobre o judiciário e engajou os alunos em uma experiência imersiva, permitindo-lhes vestir togas e manusear o martelo simbólico da justiça.

Este dia memorável não apenas enriqueceu o conhecimento dos alunos, mas também fortaleceu a relação entre as instituições educacionais e judiciais, promovendo uma base sólida para o desenvolvimento cívico e social das futuras gerações.

Este é um exemplo de como os três poderes, Judiciário, Executivo e Legislativo podem andar de mãos dadas para criar um futuro melhor para nossas crianças e nossa comunidade.

Sobre os projetos

Justiça Restaurativa nas Escolas: Este projeto pioneiro, coordenado pela Coordenadoria da Infância e da Juventude do TJMS, tem como objetivo promover a harmonia e a resolução pacífica de conflitos entre os estudantes. Por meio de círculos de diálogo e mediação, o projeto visa restabelecer a convivência saudável no ambiente escolar, com foco especial nas turmas do ensino fundamental que enfrentam desafios como violência, bullying e indisciplina.

Turma da Mônica e o Poder Judiciário: Aproximando o universo jurídico dos jovens estudantes, este projeto utiliza cartilhas ilustradas com os personagens amados da Turma da Mônica para ensinar sobre cidadania, democracia, ética, e outros valores sociais importantes. Juízes de Coxim planejam visitar as escolas para dialogar sobre os temas abordados, em uma parceria com a Secretaria Municipal de Educação.

Mais fotos nas redes sociais da Prefeitura.