Escolas e creches de Coxim promovem ações educativas sobre a Consciência Negra

Educação

No dia 20 de novembro, data que marca a luta contra o racismo e as desigualdades sociais, as Escolas Municipais e Centros de Educação Infantil (CEIs) de Coxim realizaram diversas atividades sobre a Consciência Negra. O objetivo foi sensibilizar os alunos, professores e funcionários sobre a importância de valorizar a diversidade étnico-racial e combater o preconceito, os estereótipos e a discriminação.

As atividades envolveram desde rodas de conversa, leituras, músicas, até apresentações artísticas, exposições, oficinas e palestras. Os alunos puderam conhecer mais sobre a história e a cultura afro-brasileira, desenvolver um senso crítico sobre as questões sociais e expressar sua identidade e criatividade.

Michelle Proença, secretária de educação, destacou a importância das ações realizadas pelas escolas e creches. “É fundamental que a escola e a creche sejam espaços de reflexão e de combate ao racismo e a todas as formas de discriminação. Queremos formar cidadãos conscientes, críticos e respeitosos, que valorizem a diversidade e a democracia”, afirmou.

Um exemplo de ação realizada foi no CEI Senhor Divino, onde os alunos aprenderam sobre a história e a cultura afro-brasileira, e confeccionaram máscaras, cartazes e bonecas. A coordenadora do CEI, Leidamar, afirmou que “a luta por igualdade é uma jornada contínua que todos devemos apoiar”.

Alguns exemplos de ações realizadas foram:

  • No CEI Senhor Divino, os alunos aprenderam sobre a história e a cultura afro-brasileira, o tema foi “a luta por igualdade é uma jornada contínua que todos devemos apoiar”.
  • Na Escola Municipal Marechal Rondon, os estudantes do 3° ano, 4° ano e 5° ano desenvolveram trabalhos sobre o tema “Representatividade importa”

Este dia visa não apenas rememorar a resistência do povo negro à escravidão, mas também refletir sobre as injustiças raciais ainda presentes na sociedade brasileira. É um momento para celebrar a cultura afro-brasileira e reforçar a luta pela igualdade racial, um objetivo ainda não plenamente alcançado em nosso país.