Grupo Girassol de Coxim/MS recebe oficina de organização coletiva e associação

Cidade Empreendedora

O grupo Girassol, formado por produtores locais e comunidades do município de Coxim/MS, participou de uma oficina de quatro horas sobre organização coletiva, via práticas da cooperação e processo de organização via associação. A oficina foi ofertada pela Prefeitura de Coxim e o Sebrae, e realizada pelo programa Pró-Pantanal, que busca o desenvolvimento socioeconômico da região por meio de formação e organização de grupos coletivos.

A oficina teve como objetivo capacitar os integrantes do grupo Girassol para a regularização e/ou formalização de uma associação, que possa representar os interesses e demandas dos produtores e comunidades locais. Além disso, a oficina também abordou a análise de documentos necessários para a constituição da associação, bem como os benefícios e desafios da organização coletiva.

O prefeito Edilson Magro elogiou a iniciativa do grupo Girassol em buscar se organizar e se associar. Ele disse que admira o trabalho das mulheres Girassol, que são um exemplo de empreendedorismo, criatividade e resistência cultural. Ele afirmou que o município está à disposição para apoiar o grupo e outros projetos que contribuam para o desenvolvimento sustentável da região.

O município de Coxim/MS é integrante do programa Cidade Empreendedora e participante do projeto Pró-Pantanal, que possui ações para apoiar grupos produtivos locais e comunidades, principalmente para a geração de renda, empreendedorismo e fortalecimento da cultura pantaneira.

O grupo Girassol é um dos exemplos de iniciativas que visam valorizar a produção local e a identidade cultural da região, por meio de produtos artesanais, gastronômicos e turísticos. A oficina foi uma oportunidade para o grupo se fortalecer e se preparar para os próximos passos da sua trajetória coletiva.