Hospital Regional de Coxim realiza 82 cirurgias de catarata em um dia

Saúde

O Hospital Regional de Coxim realizou neste domingo (17) um mutirão de cirurgias de catarata, através do programa do Governo do Estado “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”. Foram atendidos pacientes de Coxim, Sonora e Alcinópolis, que aguardavam na fila por esse procedimento oftalmológico.

Segundo Flávio Dias, vice-prefeito de Coxim, o município cadastrou 300 procedimentos no programa, e convoca as pessoas que precisam fazer cirurgia que procurem as Unidades de Saúde para se cadastrarem. “É uma oportunidade única para quem tem problemas de visão e precisa de uma cirurgia rápida e segura”, disse ele.

O prefeito Edilson Magro agradeceu a parceria do governo do Estado e citou a união das instituições como Hospital Regional, Secretaria Municipal de Saúde, Câmara de Vereadores e dos funcionários para a efetividade da saúde pública. “Estamos trabalhando juntos para oferecer mais qualidade de vida para a nossa população”, afirmou.

A secretária Municipal de Saúde Leila Kohl disse que as cirurgias que estão acontecendo vão contribuir com a demanda, diminuindo as filas de espera. Ela explicou que os pacientes passam por uma triagem antes da cirurgia, e recebem todo o acompanhamento pós-operatório. “É um trabalho sério e comprometido com a saúde dos nossos munícipes”, declarou.

As cirurgias de catarata são realizadas por meio de uma técnica chamada facoemulsificação, que consiste em fragmentar e aspirar o cristalino opaco, substituindo-o por uma lente intraocular. O procedimento é rápido, indolor e tem alta taxa de sucesso.

O programa “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila” foi lançado pelo governador Eduardo Riedel em fevereiro deste ano, com o objetivo de reduzir as filas por cirurgias eletivas no estado. O programa conta com recursos do Fundo Estadual de Saúde e parcerias com os municípios e hospitais credenciados.