Cinco merendeiras de Coxim vão mostrar seus talentos culinários no 2º Desafio Estadual das Merendeiras, uma iniciativa do Sebrae/MS que valoriza o trabalho dessas profissionais e incentiva o uso de alimentos da agricultura familiar nas escolas. Elas estão entre as mais de mil inscritas de 27 municípios de Mato Grosso do Sul que participam do programa Cidade Empreendedora.
A fase municipal será realizada em cada município participante: Amambai, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Camapuã, Chapadão do Sul, Costa Rica, Coxim, Dourados, Inocência, Jaraguari, Jardim, Maracaju, Naviraí, Nioaque, Nova Alvorada do Sul, Nova Andradina, Paraíso das Águas, Pedro Gomes, Porto Murtinho, Ribas do Rio Pardo, Rio Brilhante, Rio Verde de Mato Grosso, Santa Rita do Pardo, Sonora e Terenos.
O desafio tem duas fases: a municipal e a estadual. Na primeira, que começa em julho e vai até outubro, as merendeiras de cada cidade concorrem entre si, depois de fazerem um workshop com um chef de cozinha que ensina como aproveitar melhor os produtos locais. Cada uma tem que criar uma receita que use carne bovina, suína, de peixe ou de frango como proteína principal e pelo menos três itens da agricultura familiar, sem usar alimentos ultraprocessados. As cinco melhores receitas são escolhidas e preparadas para um júri, que define as três primeiras colocadas.
O prefeito Edilson Magro parabenizou as merendeiras: “É com muito orgulho que parabenizo as merendeiras de Coxim que vão participar do 2º Desafio Estadual das Merendeiras, uma iniciativa do Sebrae/MS que reconhece o valor dessas profissionais que cuidam da alimentação dos nossos estudantes. Tenho certeza que elas vão mostrar seus talentos culinários e aproveitar os produtos da nossa agricultura familiar, que é uma das prioridades da nossa gestão. Desejo boa sorte e muitas vitórias para as nossas merendeiras, que representam a nossa cidade nessa competição tão importante”. Disse o prefeito.
A segunda fase é a estadual, onde as vencedoras de cada município disputam entre si em Campo Grande, em data a ser definida. Elas terão que cozinhar suas receitas para uma banca avaliadora, que vai premiar as três melhores. O coordenador de Compras Públicas do Sebrae/MS, Marcus Rodrigo de Faria, explica que o objetivo é estimular os municípios a comprarem dos produtores locais, conforme o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), e a criarem cardápios mais saudáveis para os estudantes. Ele destaca que o desafio foi um sucesso no ano passado e que neste ano tem mais participantes.
Texto Augusto Marques com informações Natalie Malulei (Sebrae)