Missa do Divino Espírito Santo reúne fiéis na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul

Cultura Eventos

Na manhã desta segunda-feira, 5 de junho, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALMS) foi palco de uma celebração muito bonita e abençoada: a missa da Festa do Divino Espírito Santo, uma tradição centenária na cidade de Coxim e que faz parte do calendário oficial do Estado.

Dom Dimas

A missa foi presidida por dom Dimas Lara Barbosa, arcebispo metropolitano de Campo Grande, e pelo padre José Marivaldo. A cerimônia contou com a presença de diversas autoridades políticas, entre elas o deputado estadual Junior Mochi, que propôs a realização da missa na ALMS, o prefeito Edilson Magro, os vereadores William Meira e Abilio Vaneli, que representaram a Câmara Municipal de Coxim, deputados estaduais e servidores da ALMS.

Após a missa, houve o plantio de mudas de guavira no estacionamento da ALMS, em alusão ao Dia Mundial do Meio Ambiente, comemorado no dia 5 de junho. A guavira é uma fruta típica do cerrado e símbolo cultural de Mato Grosso do Sul.

Em seguida, todos se dirigiram à governadoria, onde foram recebidos pelo governador Eduardo Riedel, esposa Mônica Riedel e sua equipe. Na ocasião, houve a entrega simbólica da bandeira do Divino Espírito Santo ao governador.

Prefeito Edilson Magro ao lado de Dom Dimas

“Hoje eu tive a alegria de participar da missa da Festa do Divino em Campo Grande na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul. Foi uma celebração muito bonita e abençoada, presidida por dom Dimas Lara Barbosa e pelo padre José Marivaldo. Agradeço a presença dos meus amigos vereadores William Meira e Abilio Vaneli, que também vieram prestigiar esse momento de fé e devoção. Quero parabenizar o deputado estadual Junior Mochi pela iniciativa de propor essa missa, que já é uma tradição na nossa Assembleia. Que o Espírito Santo ilumine e fortaleça a todos nós!” Destacou o prefeito Edilson Magro.

A Festa do Divino Espírito Santo é uma manifestação religiosa que remonta ao século XVII em Portugal e que se espalhou pelo Brasil com os colonizadores. Em Coxim, a festa acontece há mais de cem anos e foi reconhecida como Patrimônio Cultural Imaterial de Mato Grosso do Sul em dezembro de 2021. A festa celebra a descida do Espírito Santo sobre os apóstolos no dia de Pentecostes e envolve ritos de fé, música, dança, comida e confraternização.

Na capiral a festa do Divino e realizada pela Associacao De Moradores Dos Amigos do Divino Espirito Santo de Campo Grande. Associação que existe desde 2017.