Os motoristas dos ônibus escolares da rede municipal de ensino participaram na manhã desta quinta-feira (27) de uma palestra sobre o transtorno do espectro autista.
Com o tema: “Transporte escolar e olhar inclusivo, conhecer para incluir” a palestra teve o objetivo de tirar dúvidas dos profissionais, pontuando as particularidades que a criança autista tem e como melhor atendê-los durante o trajeto.
Proposta pelo ex-aluno do IFMS – Instituto Federal de Mato Grosso do Sul, Tiago Leite apontou algumas particularidades e experiência que teve com alguns motoristas enquanto era estudante e usava o transporte público. “Eu gostava de ir no ônibus vendo o motorista trocar as marchas, gostava de estar lá mais a frente, vendo ele dirigir, e é porque na minha família tem gente que é motorista e meu pais já teve caminhão, e eu gosto”. Disse Tiago.
Na análise da Secretária Municipal de Educação Michelle Porença, esta é uma particularidade dele (Tiago) que precisa ser respeitada e adaptada dentro das possibilidades educacionais.
O município atende hoje 86 alunos autistas com professor de apoio e ainda, durante a explanação da Secretaria, os motoristas foram orientados em sobre alguns métodos para atender as crianças, tais como, rotina, adaptação, interesses da criança, interação, entre outros.
Foi destacado também algumas particularidades a serem respeitadas e, que devem ser percebidas pelo profissional, entre elas, a hipersensibilidade, particularidade, familiaridade de ambiente, atenção e distração, sempre buscando a inclusão dessas crianças.