MP e Prefeitura de Coxim discutem resíduos sólidos e outros assuntos

Desenvolvimento Sustentável Gabinete Meio Ambiente Obras Receita e Gestão

Na tarde desta terça-feira (08), o promotor de Justiça Dr. Michel Maesano Mancuelho recebeu na sede do Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul (MPMS) o prefeito de Coxim, Edilson Magro, e sua equipe de secretários e gerentes, além de representantes da empresa Rota -163, para uma reunião sobre diversos temas de interesse do município.

Entre os assuntos abordados, destaca-se a questão dos resíduos sólidos, que foi objeto de uma audiência pública realizada na Câmara Municipal a convite do MPMS. Na ocasião, foram discutidas as alternativas para a destinação adequada do lixo produzido em Coxim, bem como a importância da coleta seletiva e da educação ambiental.

Foi apresentado ao promotor as ações que vem se desenvolvendo nessa área, em parceria com a empresa Rota 163, que faz a coleta seletiva na cidade, um balanço do que foi acordado na audiência pública sobre os resíduos sólidos, verificando o que já foi feito e o que ainda precisa ser feito. Entre os pontos discutidos, estavam a coleta seletiva nos bairros, a educação ambiental nas escolas e na comunidade, o serviço de Disk Entulho para a destinação correta de materiais de construção, podas de árvore e o acompanhamento das empresas Limpa Fossas.

Edilson Magro destacou o papel do MPMS não só como um órgão fiscalizador, mas também orientador e parceiro da administração pública, sempre buscando o bem comum e o interesse público. “Um dos temas que tratamos nesta reunião foi o dos resíduos sólidos, o qual é um desafio não só para Coxim, mas para todo o país. Sabemos da importância de dar uma destinação adequada ao lixo que produzimos. Quero destacar o trabalho do promotor Dr. Michel Maesano, que tem demonstrado grande sensibilidade e compromisso com o bem comum e o interesse público”. Disse.

O chefe do executivo agradeceu a receptividade e a colaboração do MPMS e disse que pretende trabalhar junto com o órgão pelo desenvolvimento de Coxim. Ele também elogiou o trabalho dos seus secretários e gerentes, que estiveram presentes na reunião: Ivaldo Lopes (secretário de obras), Veronildes Batista (secretária de receita e gestão), Sérgio Alexandre (secretário de desenvolvimento sustentável), Dr. Flávio Garcia (procurador do município), Leonardo Balan (gerente de meio ambiente) e Luiz Eduardo (gerente da vigilância sanitária).