A faixa pantaneira é um acessório típico dos peões que trabalham no Pantanal, usada para dar sustentação à coluna nas longas cavalgadas. Mas esse artesanato também pode ser aproveitado de outras formas, como na decoração, na moda e na arte. Para valorizar essa cultura e incentivar a criatividade dos artesãos locais, o Sebrae/MS em parceria com a Prefeitura Municipal de Coxim está oferecendo a oficinas de tecelagem da faixa pantaneira em Coxim, com o tema “Tecendo Nossa História”.
A oficina, chamada de “Oficina Tecelagem da Faixa Pantaneira – O Uso, a Produção e as Apropriações da Faixa Pantaneira”, têm 40 horas de duração e será realizada na Praça Noêmia Serrou Camy, conhecida como Praça do Flutuante de 7 de agosto e vai até o dia 12, das 13h às 19h. Os participantes aprendem desde a história e o significado da faixa pantaneira até as técnicas de tecelagem e as possibilidades de uso e comercialização do produto.
Para se inscrever, os interessados devem levar uma tesoura e uma fita métrica. As vagas são limitadas e as inscrições podem ser feitas através dos telefones 99630-5442 (falar com o Darinei), ou pelo 9685-0616 (falar com Marcelo Mariano). As inscrições também podem ser feitas presencialmente na sede da Funrondon, anexo a Secretaria de Desenvolvimento Sustentável, localizada na Rua Antônio de Albuquerque, 100 – Centro.
A oficina é ministrada pelo Ponto de Cultura Sapicuá Pantaneiro, que é uma referência na preservação e na difusão da cultura pantaneira.