Palestra sobre prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes acontece em Coxim

Assistência Social

No dia 29 de maio, às 13h, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Coxim-MS, em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), realizará uma palestra sobre prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes, com ênfase na escuta especializada.

A palestra será ministrada pela assistente social Doemia Ignes Ceni, da Coordenadoria da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, e terá como público-alvo profissionais da rede de proteção à infância e à juventude, como conselheiros tutelares, assistentes sociais, psicólogos, educadores e agentes de saúde.

O evento acontecerá a no Tribunal do Júri de Coxim-MS e faz parte das ações do mês de maio, que é marcado pelo Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, celebrado em 18 de maio.

Segundo dados do Disque 100, serviço de denúncia do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH), em 2020 foram registradas mais de 95 mil denúncias de violações aos direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil, sendo que mais de 30 mil delas eram relacionadas à violência sexual.

O abuso sexual infantil é um crime grave que pode causar danos físicos e psicológicos às vítimas, como traumas, depressão, ansiedade, baixa autoestima e dificuldades de relacionamento2. Por isso, é fundamental que a sociedade esteja atenta aos sinais de possíveis abusos e saiba como denunciar os agressores.

A prevenção ao abuso sexual infantil também passa pela educação das crianças sobre os seus direitos e os limites do seu corpo, bem como pelo diálogo aberto e confiável com os pais ou responsáveis. Além disso, é importante que as instituições que atendem crianças e adolescentes tenham protocolos de proteção e capacitação dos seus profissionais para lidar com situações de violência.

A palestra em Coxim visa contribuir para a formação desses profissionais e para a sensibilização da comunidade sobre a importância de combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes.