pregnancy, love, pregnant-2221960.jpg

Paternidade ativa: conheça os benefícios para pais, mães e filhos

Saúde

A paternidade ativa é um conceito que propõe um maior envolvimento dos pais na criação e no cuidado dos filhos, desde o planejamento reprodutivo até as fases mais avançadas da vida. Segundo o Ministério da Saúde, a paternidade ativa traz benefícios para a saúde e o bem-estar dos pais, das mães e das crianças, além de contribuir para a igualdade de gênero e a redução das violências.

A Secretaria Municipal de Saúde, com base nas informações recebidas pelo Ministério da Saúde, elencou os benefícios da paternidade ativa, das quais destacamos:

• Protege durante o pré-natal: os pais que participam das consultas e dos exames pré-natais podem apoiar as mães na prevenção de complicações na gestação, no parto e no pós-parto. Eles também podem se informar sobre os cuidados com o bebê e se preparar para o nascimento.
  • Auxilia no autocuidado da saúde masculina: os pais que se envolvem na paternidade ativa tendem a cuidar mais da própria saúde, buscando hábitos saudáveis, prevenindo doenças e realizando consultas médicas regulares.
  • Influencia na decisão de imunizar seus filhos: os pais que acompanham o calendário vacinal dos filhos podem protegê-los de doenças graves e contagiosas, além de incentivar a imunização de toda a família.
  • Fornece apoio financeiro e emocional: os pais que provêm recursos materiais e afetivos para os filhos podem garantir o seu desenvolvimento integral, bem como fortalecer os vínculos familiares e sociais.
  • Proporciona benefícios durante o parto: os pais que estão presentes no momento do parto podem oferecer conforto, segurança e carinho para as mães, além de vivenciar uma experiência única de conexão com o bebê.
  • Reduz as violências: os pais que praticam a paternidade ativa podem prevenir e combater situações de violência doméstica, sexual e institucional, promovendo uma cultura de paz e respeito aos direitos humanos.
  • Proporciona o compartilhamento de tarefas domésticas: os pais que dividem as responsabilidades domésticas com as mães podem contribuir para a igualdade de gênero, além de estimular a autonomia e a cooperação dos filhos .
  • Auxilia a mulher a amamentar e a optar pela amamentação exclusiva: os pais que apoiam as mães na amamentação podem favorecer a saúde física e emocional delas e dos bebês, além de fortalecer o vínculo afetivo entre eles.
  • Protege contra depressão pós-parto: os pais que reconhecem e acolhem as mudanças emocionais das mães no pós-parto podem ajudá-las a superar possíveis quadros de depressão, ansiedade ou estresse.
  • Protege contra a mortalidade infantil: os pais que participam do cuidado dos filhos desde o nascimento podem reduzir os riscos de morte por causas evitáveis, como infecções, desnutrição ou acidentes.
  • Reduz o uso de cigarros durante a gravidez: os pais que deixam de fumar ou reduzem o consumo de cigarros durante a gestação podem proteger as mães e os bebês dos danos causados pelo tabagismo passivo, como baixo peso ao nascer, parto prematuro ou malformações congênitas.
  • Melhora desempenho cognitivo e afetivo das crianças: os pais que interagem com os filhos desde cedo podem estimular o seu desenvolvimento cognitivo, linguístico, social e emocional, além de influenciar positivamente na sua autoestima, confiança e criatividade.

Diante desses benefícios, é importante que os pais se conscientizem sobre a importância da paternidade ativa e busquem formas de se envolver mais na vida dos filhos, respeitando as suas necessidades, desejos e potencialidades. A paternidade ativa é um direito e um dever de todos os pais, que pode transformar a realidade das famílias e da sociedade.

Foto Ilustrativa