O atendimento noturno das unidades de saúde de Coxim será realizado das 14h às 19h, em diferentes dias da semana. A medida foi tomada devido à baixa demanda e altos custos operacionais para manter o serviço.
A Policlínica Lourdes Fontoura, que oferecia atendimento noturno à população de Coxim, encerra suas atividades nesta terça-feira (31). A medida foi tomada pela Secretaria Municipal de Saúde, que alegou baixa demanda e altos custos operacionais para manter o serviço.
A partir de agora, os pacientes que precisarem de atendimento médico fora do horário comercial deverão procurar uma unidade de saúde mais próxima de sua residência.
O atendimento noturno das unidades de saúde de Coxim será realizado das 14h às 19h, em diferentes dias da semana, de acordo com a seguinte distribuição:
- Na segunda-feira, a Unidade Básica de Saúde Senhor Divino atende os moradores.
- Na terça-feira, as unidades de saúde Flávio Garcia e Argemiro Souza Barbosa oferecem o serviço.
- Na quarta-feira, as unidades de saúde Ilda Cometki e Totó Araújo estão abertas à noite.
- Na quinta-feira, a Unidade Básica de Saúde Dr. Manoel Manso Perez (Santa Maria) recebe os pacientes.
- Na sexta-feira, a Unidade Básica de Saúde Ilda Maria Kohl funciona no horário noturno.
Segundo a Secretaria, a mudança visa facilitar o acesso aos serviços de saúde e melhorar os indicadores do Previne Brasil, programa federal que repassa recursos para a atenção primária.
Ainda conforme a Secretaria Municipal de Saúde, o fechamento da Policlínica se deve aos seguintes motivos:
- No atendimento em horário estendido em 4 meses de funcionamento de segunda a sexta-feira das 18 às 22 horas obteve um total de 1.450 atendimentos, ou seja, baixa demanda, pelos custos operacionais para manter esse atendimento noturno.
- Os atendimentos na Policlínica não contabilizavam para os indicadores do Previne Brasil, baseados nos cadastros das famílias nas unidades de saúde. Esses indicadores são:
- Pré-natal;
- Pré-natal (Testes Rápidos: Sífilis, Hepatite B/C e HIV);
- Pré-natal Odontológico;
- Citopatológico;
- Imunização: Pentavalente/Poliomielite;
- Hipertensão Arterial;
- Diabéticos (Hemoglobina Glicada).
A abertura das unidades de saúde em horário estendido uma vez por semana terá mais resolutividade tanto para o paciente, de acordo com a acessibilidade, quanto para os indicadores do Previne Brasil, uma vez que há pacientes que moram nos bairros Piracema, Pequi e Silviolândia, ficando inviável para eles procurarem os serviços na Policlínica, devido à distância.
Foto: CMC