A demanda pela criação do curso de Medicina em Coxim é uma luta antiga, apoiada por diversas autoridades e pela população da região norte do estado.
Na última quarta-feira, 13 de novembro, o prefeito de Coxim, Edilson Magro, protocolou um ofício ao Ministro da Educação, Camilo Santana, reiterando a solicitação para a implantação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) em Coxim. A entrega do documento aconteceu durante um evento em Campo Grande, onde o ministro anunciou um investimento de R$ 505 milhões na educação de Mato Grosso do Sul, proveniente do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (Novo PAC).
Acompanhado por uma comissão que incluía a diretora do campus, Silvana Zanquetti, e vereadores da cidade, como Abílio Vaneli, Marly Nogueira, Ademir Peteca, Marcinho Souza, Jeferson Aislan e Zanon Laminiere, o prefeito destacou a importância de uma reunião com o ministro em Brasília ainda este ano para tratar da implementação do curso. Também assinaram o ofício os prefeitos de Rio Verde, Réus Fornari, e de Pedro Gomes, William Fontoura. A demanda pela criação do curso de Medicina em Coxim é uma luta antiga, apoiada por diversas autoridades e pela população da região norte do estado, que enfrenta uma crescente necessidade de profissionais qualificados na área da saúde.
Coxim já conta com um Hospital Regional que atende 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e está a mais de 250 km das cidades que oferecem o curso de Medicina, como Campo Grande (MS) e Rondonópolis (MT). A criação do curso não apenas atenderia a essa demanda, mas também contribuiria significativamente para a formação de profissionais de saúde na região, promovendo benefícios duradouros para a comunidade.
Além disso, Coxim se destaca como um polo de saúde, educação e turismo, com uma infraestrutura adequada que inclui um hospital regional, uma unidade mista e diversas unidades básicas de saúde, que poderiam servir como campos de estágio para os futuros médicos. A cidade também abriga uma Clínica Escola, resultado de uma parceria entre a UFMS e a Prefeitura, que está em fase de conclusão e será um importante recurso para a formação dos estudantes de Medicina.
O ofício entregue ao ministro incluiu uma carta de apoio de pelo menos 14 municípios consorciados (Cointa), além de documentos e matérias publicadas que evidenciam a luta pela efetiva implantação do curso na região. O prefeito Edilson Magro solicitou o apoio do ministro para atender essa demanda, ressaltando a importância do desenvolvimento da saúde e da educação em Coxim e nas áreas vizinhas.
Durante o evento em Campo Grande, o ministro Camilo Santana também anunciou a ampliação do programa Pé-de-Meia, que beneficiará 43,7 mil estudantes do ensino médio em Mato Grosso do Sul, além de inaugurar novas obras no Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS), com um investimento total de R$ 10,5 milhões.
Foto: Maria Claudia