Prefeitura de Coxim promove ações para o “Agosto Dourado”

Saúde

A Prefeitura Municipal de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, está realizando diversas ações nas Unidades de Saúde da Família para promover a amamentação e disseminar informações importantes sobre o assunto. As ações fazem parte do “Agosto Dourado”, uma campanha mundial que busca conscientizar as pessoas sobre os benefícios da amamentação e encorajá-las a apoiar e promover essa prática tão valiosa.

Durante o mês de agosto, serão realizados encontros nas seguintes unidades e datas:

• 16/08 às 08h: ESF Senhor Divino
  • 17/08 às 08h: ESF Flávio Garcia
  • 18/08 às 08h: ESF Argemiro Barbosa (Rural)
  • 22/08 às 14h: ESF Totó Araújo (Piracema)
  • 23/08 às 08h: ESF Ilda Cometki (Jardim dos Pequis)
  • 25/08 às 08h: ESF Manuel Gaspar
  • 29/08 às 08h: ESF Ilda Kohl

O prefeito Edilson Magro convida todas as gestantes e mães que estão amamentando ou que pretendem amamentar para participarem dos encontros e se informarem sobre essa prática tão importante para a saúde da mãe e do bebê. “O Agosto Dourado é uma oportunidade para fortalecer os laços entre as famílias e valorizar a amamentação como um ato de amor.” Concluiu o Edilson.

Os encontros contarão com a presença de profissionais de saúde que irão orientar as gestantes e as mães sobre os cuidados com a amamentação, os mitos e as verdades sobre o leite materno, as dificuldades e as soluções para uma amamentação bem-sucedida, entre outros temas relevantes.

A amamentação é uma das práticas mais essenciais para garantir a saúde e o bem-estar tanto do bebê quanto da mãe. A amamentação é uma fonte completa e exclusiva de nutrição para o bebê nos primeiros seis meses de vida, fornecendo todos os nutrientes necessários para o seu crescimento e desenvolvimento saudável. O leite materno contém uma combinação única de proteínas, gorduras, vitaminas e minerais, que são facilmente digeríveis pelo sistema delicado do recém-nascido. Além disso, o leite materno também possui anticorpos e células imunológicas que protegem o bebê contra doenças e infecções.

Para a mãe, a amamentação também traz inúmeros benefícios. Ela ajuda o útero a voltar ao seu tamanho normal mais rapidamente após o parto, reduzindo o risco de hemorragia pós-parto. Além disso, a amamentação está associada a um menor risco de desenvolver certos tipos de câncer, como o de mama e o de ovário, além de ajudar na perda de peso após a gravidez.

*Matéria editada às 15:47 de 02/08/2023 para mudança de data de atendimento no ESF Ilda Kohl.