A Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS) e do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), promoveu na quarta-feira (07) uma blitz educativa com o tema “O amor não causa dor”, em alusão ao mês de combate ao feminicídio. A ação contou com a participação de autoridades municipais, representantes de conselhos, delegacia, polícia militar, movimento LGBTQIA+ e servidores públicos.
A blitz teve como objetivo conscientizar a população sobre a gravidade do feminicídio, que é a violência de mulheres por razões de gênero. Segundo a coordenadora do CRAM, Clediane Prudêncio, esse tipo de crime viola os direitos humanos das mulheres e é muitas vezes precedido de outras formas de violência, como física, psicológica, moral ou sexual. Ela ressaltou que as mulheres devem denunciar qualquer sinal de ameaça e buscar apoio nos serviços especializados.
O Prefeito Edilson Magro falou do comprometimento em defesa das mulheres que é algo inaceitável e que deve ser contínuo. “Estamos aqui hoje para mostrar nosso compromisso com a defesa dos direitos das mulheres e o combate ao feminicídio, que é uma violência inaceitável e intolerável em nossa sociedade. Queremos que as mulheres de Coxim se sintam protegidas e respeitadas, e que saibam que podem contar com o apoio da Prefeitura, da SEMCAS, do CRAM, da Delegacia da Mulher e de todos os órgãos que trabalham nessa causa. Não vamos nos calar diante da violência de gênero, vamos denunciar e punir os agressores e garantir a dignidade das vítimas”. Disse Magro.
Os canais de atendimento às mulheres em situação de violência são:
- Disque 180 (Central de Atendimento à Mulher)
- Disque 190 (Polícia Militar)
- Disque 3291-1338 (Delegacia de Atendimento à Mulher-DAM)
- Disque 3291-4535 Centro de Referência de Atendimento à Mulher-CRAM, avenida Virgínia Ferreira n° 307, Bairro: São Judas Tadeu