Projeto Agente de Endemias Mirim é lançado em Coxim com participação dos Bombeiros do Amanhã

Saúde

Na segunda-feira (11) no laboratório da UEMS, foi dado início ao Projeto Agente de Endemias Mirim, que visa conscientizar as crianças sobre a prevenção e o combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. É a primeira vez que o projeto é realizado em Coxim com as crianças e para o projeto-piloto, foram escolhidas as crianças que participam do Bombeiro Mirim.

O projeto é uma parceria entre a Prefeitura de Coxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenadoria de Vetores, o 5º Subgrupamento de Bombeiros Militar Independente de Coxim, a Secretaria Municipal de Educação e a UEMS Campus Coxim. As crianças receberam orientações sobre o ciclo de vida do mosquito, os sintomas das doenças que ele transmite e as formas de eliminar os possíveis criadouros. Elas também aprenderam a montar e instalar armadilhas que capturam os ovos do mosquito. Essas armadilhas serão espalhadas pelas crianças em suas casas e vizinhanças e depois de sete dias serão recolhidas e levadas para o laboratório, onde será feita a contagem dos ovos e a análise da eficácia dos inseticidas usados pelos agentes de vetores.

Segundo Joelson Mariano, coordenador de vetores do município, hoje já existem 137 armadilhas espalhadas na cidade em residências e comércios, que servem para saber onde existe mais foco de dengue e para fazer estudo se os inseticidas usados pelos agentes de vetores estão sendo eficazes. Com esse estudo já foram eliminados cerca de 15 mil ovos do mosquito.

O prefeito Edilson Magro parabenizou a iniciativa e falou da importância do projeto para a saúde pública. “Esse projeto é muito importante porque envolve as crianças na prevenção e no combate ao mosquito-da-dengue. As crianças são multiplicadoras de informação e conscientização. Elas vão levar esse conhecimento para suas famílias, seus amigos e suas comunidades. É uma forma de educar para a saúde e para a cidadania”, disse o prefeito.

A secretária de saúde Leila Kohl também agradeceu as parcerias para a efetivação do projeto e destacou o papel das crianças como agentes de endemias mirins. “Quero agradecer aos nossos parceiros, os bombeiros militares e a UEMS, que nos ajudaram a realizar esse projeto. E quero parabenizar as crianças que se dispuseram a participar desse projeto tão importante para a nossa cidade. Vocês são os nossos agentes de endemias mirins, que vão nos ajudar a combater o mosquito-da-dengue e proteger a nossa saúde”, disse a secretária.