Psicóloga e servidora de Coxim realiza Ensaio Audiovisual Científico abordando a violência contra mulheres trans

Dicas e informações

Servidora municipal, Psicóloga do Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM) e mestranda integrante do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Cultura Contemporânea da UFMT (ECCO-UFMT), Mayara Christine Duarte, realizou um Ensaio Audiovisual Científico que destaca e aborda a violência doméstica dirigida a mulheres trans no estado do Mato Grosso do Sul.

O ensaio, intitulado “Conhecimento pela Imagem: A Comunicação Acadêmica em Audiovisual sobre Violência Contra Mulher Trans”, faz parte de um movimento que vem ganhando força nos últimos anos e que destaca como questões acadêmicas complexas podem ser comunicadas e compreendidas pelo público em geral.

Em entrevista ao PNB Online, Mayara compartilhou sua visão sobre a importância do uso do audiovisual na comunicação acadêmica. “Primeiramente, o emprego de elementos audiovisuais, como imagens, vídeos e música, tem o potencial de transmitir informações densas de maneira visualmente e emocionalmente impactante”, explicou. “Essa abordagem tem o poder de atrair a atenção do público e estabelecer empatia e conexão com as histórias das mulheres trans e sobreviventes de violência de gênero”.

Mayara ressalta que os ensaios audiovisuais não apenas tornam questões relacionadas a mulheres trans mais acessíveis, mas também desafiam estereótipos e preconceitos ao humanizar essas situações. Além disso, essa forma de mídia pode atravessar barreiras linguísticas e culturais, alcançando diversos públicos.

O impacto do ensaio audiovisual pode ser potencializado por meio das redes sociais, alcançando um público mais amplo e gerando uma mudança duradoura, conforme a pesquisadora. Mayara enfatiza, entretanto, a necessidade de combinar essa abordagem com educação, conscientização e ações concretas para combater a discriminação e a violência de gênero.

Toda a produção foi orientada por Pedro Pinto de Oliveira, doutor em Comunicação e professor do ECCO e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Poder (PPGCOM-UFMT). Junto com o professor Benedito Diélcio Moreira, Oliveira vem trabalhando há quase uma década em pesquisas sobre essa nova forma de comunicação científica entre os pares e, em desdobramento, para outros públicos não acadêmicos.

Conforme o estudioso, o ensaio audiovisual científico representa principalmente uma comunicação entre pares, uma escritura científica em formato audiovisual. Ele compara essa abordagem à autossuficiência de um artigo ou capítulo de livro, onde a linguagem audiovisual é habilmente empregada para apresentar conteúdos complexos da ciência. O método inovador busca aproximar os sistemas simbólicos da ciência e da arte, criando uma ponte multimodal entre a pesquisa acadêmica e a comunicação em imagens e sons.

Confira o ensaio na íntegra:

Com informações: Safira Campos/pnbonline.com.brfoto: reprodução rede social