MPMS realiza audiência pública sobre destinação do lixo em Coxim

Desenvolvimento Sustentável Meio Ambiente

O Ministério Público de Mato Grosso do Sul (MPMS) realizou nesta quarta-feira (15), no auditório da Câmara Municipal de Coxim, uma audiência pública sobre a responsabilidade do cidadão e do poder público na coleta e destinação final dos resíduos sólidos de Coxim. O evento contou com a participação de autoridades, representantes de entidades e moradores.

O promotor de Justiça Moisés Casarotto, que conduziu a audiência, destacou a importância da conscientização e da mobilização da sociedade para o problema dos resíduos sólidos, que afeta a saúde pública e o meio ambiente. Ele também ressaltou o papel fiscalizador do MPMS na implementação da Política Nacional de Resíduos Sólidos no município. Ele ainda anunciou que vai estabelecer reuniões com o poder público, com a empresa responsável pela coleta seletiva e com a associação dos catadores para buscar soluções conjuntas. “A nossa intenção não é ser punitiva com o município que não faz uma coleta adequada. Pelo contrário, ser positiva com o município que faz uma coleta adequada, uma coleta seletiva efetiva e que realmente melhore muita qualidade de vida e de saúde da população”, afirmou.

Durante a audiência, foram apresentados dados sobre a situação atual da coleta e destinação dos resíduos sólidos em Coxim, bem como as ações realizadas pela Prefeitura, pela Associação dos Agentes Ambientais do Taquari, por outras instituições parceiras e pela empresa terceirizada. Os participantes também puderam fazer perguntas, sugestões e críticas sobre o tema.

O prefeito Edilson Magro também se manifestou sobre a questão dos resíduos sólidos em Coxim. Ele ressaltou a parceria que vem desenvolvendo com instituições na gestão dos resíduos sólidos e seu correto descarte, destacando o trabalho que já vem sendo feito pela prefeitura, com a terceirização do serviço, o apoio que foi dado a Associação Agentes Ambientais do Taquari, a divulgação de forma educativa a fim de conscientizar a população sobre a forma certa de separar o lixo e fazer o descarte.

Ao final da audiência, foram deliberadas pelo promotor, ações de incentivo à educação ambiental, reciclagem, organização operacional da coleta, divulgação em massa, além do comprometimento em ajudar a Associação dos Agentes Ambientais do Taquari na regulamentação da diretoria, tudo em parceria com SEBRAE, UFMS, UEMS, Câmara Municipal e Prefeitura.