Lei Adir Blanc: Coxim se une em um fim de semana de artesanato, literatura e música

Cultura Desenvolvimento Sustentável Turismo

A cidade conseguiu criar um ambiente propício para a expressão artística, permitindo que artistas locais pudessem se destacar e compartilhar seu trabalho com um público mais amplo.

No último final de semana, a cidade de Coxim, se transformou em um verdadeiro circuito cultural, destacando o talento e a criatividade de sua comunidade através de diversos projetos apoiados pela Política Nacional Aldir Blanc. Este financiamento federal, essencial para a promoção da cultura em todo o Brasil, permitiu que a cidade realizasse eventos que não apenas entreteram, mas também conectaram os coxinenses com suas raízes culturais.

A Prefeitura Municipal, atuando por meio da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável e da Fundação Professora Clarice Rondon de Cultura, Desporto e Lazer, desempenhou um papel crucial na navegação do processo de obtenção desses recursos. Graças a uma parceria com a Câmara de Vereadores, a cidade conseguiu criar um ambiente propício para a expressão artística, permitindo que artistas locais pudessem se destacar e compartilhar seu trabalho com um público mais amplo.

Festival Primavera: Arte e Criatividade em Exaltação

Um dos eventos mais esperados foi o Festival Primavera, organizado pelo talentoso artesão e ceramista Robertson Vieira. O festival comemorou a chegada da estação das flores com uma explosão de criatividade, promovendo exposições de artesanato e cerâmica que encantaram os visitantes. Além de embelezar o espaço, as peças expostas ressaltaram o valor do artesanato como uma forma de expressão cultural importante e um meio de sustento para muitos artistas da região. Com músicas animadas e muitas opções de diversão, o festival se tornou um significativo ponto de encontro comunitário.

Lançamento Literário: “O Mundo e a Vida”

Outro destaque do fim de semana foi o lançamento do livro “O Mundo e a Vida”, escrito pelo autor local Alessandro Silva. Durante o evento, Alessandro compartilhou suas reflexões, envolvendo o público em suas histórias e processos criativos. A manhã não apenas celebrou a literatura local, mas também abriu um diálogo sobre a importância da escrita como meio de expressão e de conexão humana.

High Low Music: A União Através da Música

A música também desempenhou um papel significativo nas festividades, com o projeto High Low Music, liderado pelo DJ Éder Marques. O evento trouxe uma rica variedade de sons e ritmos, animando o público presente e mostrando a diversidade musical que pulsa em Coxim. A apresentação vibrante de Éder capturou a essência do que a música pode fazer: unir pessoas e criar memórias inesquecíveis.

O Impacto da Política Nacional Aldir Blanc

A realização desses dos eventos demonstra claramente o impacto positivo da Política Nacional Aldir Blanc, instituída pela Lei n.º 14.399 em julho de 2022. Com o objetivo de apoiar a cultura em suas várias dimensões, essa política garante não apenas financiamento, mas também a valorização da rica diversidade cultural do Brasil. Em Coxim, os projetos culturais não apenas proporcionaram uma plataforma para artistas locais, mas também enriqueceram o patrimônio cultural da cidade.

A boa notícia não para por aí: as inscrições para o terceiro edital da Política Nacional Aldir Blanc foram prorrogadas até o dia 15 de outubro de 2024. Esta é uma oportunidade valiosa para que artistas e agentes culturais locais se beneficiem de recursos essenciais e continuem contribuindo para o desenvolvimento cultural de Coxim.

Os recentes eventos são um testemunho da força da cultura coxinense e da importância da colaboração entre o governo e a comunidade. Com criatividade e apoio mútuo, Coxim continua a mostrar ao Brasil que a cultura é uma poderosa ferramenta de união e identidade, enriquecendo a vida de todos os seus cidadãos.