Outubro Rosa em Coxim: avanços na saúde da mulher com aparelho de mamografia

Saúde

No mês em que se destaca a importância da conscientização e prevenção do câncer de mama, a Prefeitura Municipal de Coxim, através da Secretaria Municipal de Saúde, traz uma notícia muito aguardada para as mulheres da cidade: a instalação de um novo aparelho de mamografia na Policlínica Lourdes Fontoura, um marco significativo para a saúde pública local.

O novo equipamento representa uma conquista fundamental, pois antes as mulheres que precisavam realizar esse exame crucial eram referenciadas para Campo Grande, resultando em um difícil acesso ao diagnóstico precoce. Com a expectativa de realizar cerca de 250 exames mensais, a mamografia agora está mais próxima das coxinenses, permitindo que elas façam o exame em sua própria cidade. “A instalação do aparelho de mamografia é uma conquista muito importante para a saúde das mulheres em Coxim. Agora, temos um recurso local que facilitará o diagnóstico precoce do câncer de mama”, afirmou Regina Maira de Jesus. Técnica em radiologia da Policlínica.

Regina Maira de Jesus – Técnica em radiologia

Durante o Outubro Rosa, a prefeitura promove uma série de ações voltadas ao autocuidado e à saúde da mulher, refletindo o compromisso com a prevenção e o cuidado integral. As iniciativas incluem: palestras educativas sobre câncer de mama e a importância da detecção precoce; consultas médicas e de enfermagem específicas para o atendimento às mulheres; exame clínico das mamas, um passo essencial no processo de autocuidado; exame preventivo de câncer de colo uterino, reforçando a importância da saúde integral da mulher; solicitação de mamografia e exames complementares, para garantir que todas as mulheres tenham a oportunidade de se cuidar.

Além do novo equipamento, a administração municipal preparou uma programação especial para o Outubro Rosa, com uma série de ações voltadas para o autocuidado e a saúde das mulheres. As atividades acontecerão nas Unidades de Saúde da Família (USF) e na Policlínica, conforme o cronograma abaixo:

Programação Outubro Rosa 2024 – Unidades de Saúde:

Dia D – ESF Ilda Maria Kohl: 16/10
Dia D – ESF Ilda Cometki: 17/10
Dia D – ESF Rural: 17/10
Dia D – ESF Totó Araújo: 23/10
Dia D – ESF Senhor Divino: 23/10
Dia D – ESF Flávio Garcia: 24/10
Dia D – ESF Manuel Gaspar: 25/10
Dia D – Policlínica: 29/10

Durante essas datas, as mulheres poderão participar de palestras educativas, consultas médicas e de enfermagem, realizar o exame clínico das mamas, exames preventivos de câncer de colo uterino e solicitar mamografias e exames complementares.

A Prefeitura de Coxim convida todas as mulheres a participarem das atividades e aproveitarem essa nova fase na saúde pública do município. Afinal, ter acesso a exames preventivos é um grande passo na luta contra o câncer de mama, e a saúde de cada mulher é prioridade nessa jornada.